Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

O que preciso saber para investir em ações?

09/11/2019 - 11:02
Mercados Ibovespa
Veja as principais informações que você deve saber ao investir em ações no vídeo abaixo (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Por App Renda Fixa

Neste vídeo, trouxemos para você quais são as principais informações que você deve saber ao investir em ações. E, os principais indicadores para saber se a ação é bacana ou não. Será que a ação está cara ou barata?

Em segundo lugar, existem alguns indicadores que compõem uma modalidade de análise. Que se chama Análise Fundamentalista. Desta forma, é responsável por mensurar quantitativamente qual empresa é a mais produtiva, paga mais dividendos, tem menos dívidas e etc.

Iniciar na renda variável requer conhecimento para realizar uma boa análise da empresa e do papel negociado em bolsa. Se você se interessa pelo assunto, é provável que já tenha visto o gráfico das cotações diárias representados por barras verdes e vermelhas. Mas você sabe interpretá-las?

Quando falamos em investir em ações a longo prazo para viver da renda, ou seja, de dividendos, temos que utilizar algo para basear o nosso processo de escolha que não consiste simplesmente em comprar ativos que estão na boca do povo e tentar a sorte.

O que precisamos mesmo é ter uma técnica que realmente tenha chances de nos oferecer o que de fato queremos. Ao pensar nessa estratégia, alguns pontos podem acabar sendo levantados como por exemplo, a ação é emitida por uma empresa certo? Então quem vai pagar os dividendos é essa empresa e para pagar bons dividendos a empresa precisa ter bons lucros. Então como eu sei qual empresa que vai ter bons lucros?

A Análise Fundamentalista nada mais é do que um grande diagnóstico, um estudo que nos fala como está a saúde financeira da empresa, ela levanta os pontos de atenção que devemos focar, nos mostrando se a empresa possui um endividamento alto, se consegue pagar suas contas, se é produtiva a ponto de conseguir lucrar expressivamente mesmo com pouco capital e por aí vai.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 08/11/2019 - 14:54