Comprar ou vender?

O risco para as empresas do Ibovespa após o 2T23, segundo o BofA

21 ago 2023, 14:38 - atualizado em 21 ago 2023, 14:38
Ibovespa-Mercados-Ações
De acordo com os analistas David Beker e equipe, as empresas do Ibovespa tiveram uma queda de 40% no lucro líquido por ação. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O risco de mais revisões negativas para as projeções de lucro das empresas do Ibovespa neste e no próximo ano aumentou após a temporada de balanços do segundo trimestre de 2023, disse o Bank of America (Bofa) nesta segunda-feira (21).

A proporção de erro nas projeções chegou a 0,8x, em linha com o trimestre anterior, impulsionado por varejistas com baixa demanda, desaceleração da inflação dos alimentos nos supermercados e resultados negativos de Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11), segundo o banco.

De acordo com os analistas David Beker e equipe, as empresas do Ibovespa tiveram uma queda de 40% no lucro líquido por ação, na maior contração desde o segundo trimestre de 2020, época da chegada da pandemia. A receita recuou 10% e o Ebitda caiu 28% de abril a junho deste ano.

Excluindo commodities, o lucro caiu 9%, mas a receita cresceu 3% e o Ebitda avançou 21%, de acordo com o banco, que considerou a base anual de comparação. “Este é o quinto trimestre consecutivo de contração do lucro por ação do Ibovespa ex-commodities”, disse.

Os analistas destacaram como positivos os resultados em seguros, TI, shoppings, mas disseram que os números foram mistos no setor bancário, em bens de capital e serviços públicos. Destaques negativos ficaram com os empresas de proteína animal e minério de ferro.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.