Comprar ou vender?

O setor para investir em 2022 na bolsa, segundo analistas e gestores

05 jan 2022, 12:49 - atualizado em 05 jan 2022, 12:49
Açú Petróleo
Em commodities, a preferência fica para petróleo e gás (30%), seguido do setor de papel & celulose (24,5%). (Imagem: Divulgação/ Açú Petróleo)

O setor com melhor desempenho em 2022 será o de commodities, segundo expectativa do mercado em levantamento feito pela banco Safra entre analistas e gestores.

As commodities têm 42% das preferências, seguidas pelo setor de serviços financeiros (com 20% das preferências).

Em commodities, a preferência fica para petróleo e gás (30%), seguido do setor de papel & celulose (24,5%), ainda de acordo com o levantamento.

A avaliação positiva sobre o setor não é uma novidade. Em dezembro, o Money Times ouviu da gestora ARX, por exemplo, a expectativa de um “enredo positivo, apesar da desaceleração da China“.

O diagnóstico era de que as empresas brasileiras listadas, além de serem dominantes em suas áreas, estariam com balanços enxutos, gerando caixa e revertendo dividendos.

Ao longo deste ano, o Safra diz que a maioria dos gestores pretende manter o beta (risco da carteira) e o caixa do fundo inalterado.

O Ibovespa chegaria a 122 mil ponto ao final de 2022, segundo a média das expectativas, o que  representaria uma alta de 16,2% sobre o pregão de terça (4), que bateu 103,5 mil pontos.

Os entrevistados veem como principais gatilhos para a alta do mercado acionário a chegada de uma “terceira via” no segundo turno das eleições (47% das respostas) e uma desaceleração mais forte da inflação (38,2% das respostas).

O banco diz ter ouvido 76 gestores e analistas locais, entre os dias 16 de dezembro e 4 de janeiro.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.