Corrupção

Oito executivos da PdVSA são detidos na Venezuela por supostos atos de corrupção

07 set 2017, 23:18 - atualizado em 05 nov 2017, 13:55

PdVSA

Oito executivos da estatal venezuelana PdVSA foram detidos por suposta vinculação com atos de corrupção que geraram um dano patrimonial de milhões de dólares, informou o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab nesta quinta-feira.

A petroleira estatal enfrenta um escândalo de corrupção em meio a uma complexa situação econômica que ameaça se agravar após severas sanções impostas no mês passado pelos Estados Unidos ao país sul-americano.

Em uma coletiva de imprensa, Saab disse que foram detectadas uma série de irregularidades na companhia, tais como subtração e comercialização ilegal de petróleo bruto, que havia sido enviado a ilhas do Caribe; compra irregular de aditivos para processar petróleo; sabotagens; um aumento desmedido dos roubos que afetaram a produção e atrasos premetidtados em tarefas de manutenção.

As ações irregularidades, que haviam sido realizadas havia dois anos, foram denunciadas a autoridades da empresa mista Petrozamora, do Estado de Zulia, em que participaram como sócios a companhia russa Gazprombank e a PdVSA.

Saab afirmou que,pelo caso, foram detidos o diretor executivo de produção Gustavo José Malavé, o subdiretor de produção Juan Carrillo, outro diretor e mais cinco gerentes.

Os procuradores detiveram os oito executivos por supostos delitos de tráfico ilícito de material estratégico, associação criminosa, peculato e danos à indústria petroleira, entre outros.

Fonte: Associated Press

agencia.estado@moneytimes.com.br