Internacional

ONU propõe pagar quase US$ 6 milhões ao Taliban por segurança, dizem fontes

22 dez 2021, 12:14 - atualizado em 22 dez 2021, 12:14
Taliban
Os fundos propostos seriam pagos no ano que vem, principalmente para subsidiar os salários de combatentes do Taliban que fazem a segurança de instalações da ONU (Imagem: REUTERS/Stringer)

A Organização das Nações Unidas (ONU) está propondo pagar quase seis milhões de dólares por proteção no Afeganistão a funcionários do Ministério do Interior do Taliban, cujo chefe é alvo de sanções da ONU e dos Estados Unidos, de acordo com um documento da ONU e uma fonte a par do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os fundos propostos seriam pagos no ano que vem, principalmente para subsidiar os salários de combatentes do Taliban que fazem a segurança de instalações da ONU e para lhes proporcionar um auxílio-alimentação mensal alinhado à ampliação de um acordo com o antigo governo afegão apoiado pelos EUA, mostra o documento analisado pela Reuters.

O plano sublinha a insegurança persistente no Afeganistão desde a tomada de poder pelos islâmicos do Taliban em agosto, quando os últimos soldados norte-americanos partiram, além de uma carência aguda de fundos que prejudica o novo governo devido à interrupção da ajuda financeira internacional.

“As Nações Unidas têm o dever, como empregadoras, de reforçar e, onde necessário, suplementar a capacidade de Estados anfitriões em circunstâncias nas quais pessoal da ONU trabalha em áreas de insegurança”, escreveu o vice-porta-voz da ONU, Farhan Haq, em um email em resposta a perguntas da Reuters sobre os pagamentos propostos.

Ele não refutou o conteúdo do documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vários especialistas disseram que não se sabe se tais pagamentos violariam sanções da ONU e dos EUA ao Taliban e seus líderes, nem se a ONU conseguiria detectar desvios de fundos para outros fins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar