Coluna do Kleber Stumpf

Oportunidade para empreender no mercado financeiro

03 jun 2023, 10:00 - atualizado em 01 jun 2023, 8:25
Saiba sobre oportunidades no mercado financeiro na coluna de estreia do CEO da TopInvest, escola de cursos preparatórios para certificações (Imagem: Medienstürmer/Unplash)

Nada mais adequado para esta coluna de estreia do que falar sobre as oportunidades que o mercado financeiro oferece. Como CEO da TopInvest, a maior escola de cursos preparatórios para certificações financeiras do país, o foco é falar sobre formação e carreira nesse setor.

Com o boom das fintechs e a facilitação dos investimentos para pessoas físicas nos últimos anos, muita gente passou a se interessar mais por esse tema aqui no Brasil. Segundo a B3, mais de 17,2 milhões de CPFs investiram em renda fixa e em renda variável no país em 2022. Um recorde.

O que nem todos sabem é que é possível dar um passo adiante, tornando-se um assessor, com ganhos proporcionais ao nível das operações realizadas para os seus clientes. E está cada vez mais acessível empreender neste segmento.

Claro que este não é um processo tão simples. Exige dedicação e comprometimento. Mas há uma discrepância entre oferta e demanda.

Ou seja, entre as possibilidades de investimento, o número de investidores e a quantidade de assessores capacitados na área. Com isso, tem-se um caminho de boas possibilidades para quem quer construir uma carreira no segmento.

Saiba empreender nos mercados

O Brasil conta com pouco mais de 22 mil assessores de investimento, de acordo com levantamento da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord). Muitos destes profissionais atuam de forma independente. Porém, há espaços também em corretoras de valores, bancos e, principalmente, em novos negócios que estão surgindo.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa profissão não exige formação em Economia ou MBA. É preciso, sim, estudar muito e se certificar. No entanto, isso dá para fazer com planejamento e foco, até mesmo concomitantemente com outro trabalho. Existem plataformas de capacitação dedicadas a isso.

Porém, como diz a velha máxima: a oportunidade vem para aqueles que estão preparados e que correm atrás do seu espaço. Portanto, se você tem interesse em fazer uma transição de carreira, planeje-se e procure aprofundar o seu conhecimento na área.

O universo dos investimentos é fascinante e cheio de possibilidades. Contudo, pode ser complicado e bastante desafiador.

Afinal, um assessor precisa conhecer estratégias de negociação e estar o tempo todo atento às oscilações do mercado e aos riscos envolvidos nas operações. Mas esses são assuntos para os próximos capítulos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Investidor na bolsa de valores desde os 16 anos e apaixonado pelo mercado financeiro. Atuou como agente de investimentos, consultor financeiro, professor e palestrante. Em 2011, aos 21 anos, fundou a TopInvest, a maior escola de cursos preparatórios para certificações financeiras, que já conta com mais de 500 mil alunos. Hoje, pertencente ao Grupo Primo, é uma das empresas líderes do segmento.
kleber.stumpf@moneytimes.com.br
Investidor na bolsa de valores desde os 16 anos e apaixonado pelo mercado financeiro. Atuou como agente de investimentos, consultor financeiro, professor e palestrante. Em 2011, aos 21 anos, fundou a TopInvest, a maior escola de cursos preparatórios para certificações financeiras, que já conta com mais de 500 mil alunos. Hoje, pertencente ao Grupo Primo, é uma das empresas líderes do segmento.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar