Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Oráculos: os guardiões do blockchain

01/02/2020 - 19:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
oráculo blockchain
Oráculos são sistemas que fornecem informações extrassobre um sistema que, por sua vez, não forneceria tais informações (Imagem: Freekpik/fullvector)

Oráculos são a ligação fundamental entre o mundo real e o etéreo mundo digital, traduzindo dados “off-chain” não determinísticos para dados “on-chain” determinísticos.

A fim de transformar o mundo descentralizado em realidade, precisamos entender oráculos e seu papel porque, um dia, poderemos funcionar como um.

Ao serem universalmente compreendidas e integradas, aplicações descentralizadas (dapps) vão começar a escalar no mundo real, alimentado por milhões, senão bilhões, de oráculos de blockchain em todo o mundo.

O que os oráculos fazem?

O papel fundamental é o de verificar informações do que está acontecendo no mundo real. Nesse sentido, um termostato verifica parâmetros do ambiente: eu posso dizer que “está congelando lá fora”, mas posso checar o termômetro para ver se eu realmente preciso vestir um casaco mais quente.

Já para os oráculos de máquina ou no blockchain, termostatos são os sensores que se comunicam com outros sensores para transmitir uma resposta de “sim” ou “não” para uma pergunta específica: “a temperatura do contêiner de refrigeração está acima de 10 graus?”.

Se a resposta for “sim”, então o valor do produto do contêiner diminui e o valor do contrato inteligente também diminui. Em troca de verificar informações, o dono do oráculo (termostato) recebe criptoativos.

chainlink
A rede ChainLink conecta contratos inteligentes a dados, eventos e pagamentos do mundo real (Imagem: ChainLink)

Casos de uso para sensores de oráculos

Oráculos integram com o blockchain através de contratos inteligentes, permitem que você manipule um ativo ou um acordo para um ativo de forma programática.

Sem qualquer envolvimento humano direto, oráculos são essenciais em contratos inteligentes para torná-los “extremamente cientes” para certificar que cumpram com seus requisitos contratuais.

Oráculos podem ser configurados para blockchains públicos e privados. Contratos inteligentes de dados de mercado cripto executados em nós da ChainLink podem usar dados de mercado da BNC para alimentar oráculos que exigem pontos de dados externos, como o fim do preço diário do bitcoin.

ChainLink é um blockchain intermediário que permite que contratos inteligentes acessem dados do mundo real. Nós são incentivados a continuar executando a rede ChainLink por meio de recompensas em tokens LINK.

Provable (antes conhecido como Oraclize) é um intermediário essencial que verifica dados carregados entre APIs (interfaces de programação de aplicações) de internet e dapps. Não cria oráculos, mas permite que fontes de informação atuem como oráculos.

Cadeias de fornecimento: sensores atuam como oráculos para verificar ou acionar um contrato inteligente quando uma encomenda chegar a um local específico.

Inventário: quando o número de produtos atingir um certo nível que um contrato inteligente colocar em um pedido automático.

Emissão de gases de efeito estufa: empresas que emitem mais do que o permitido por seus créditos de carbono são cobradas automaticamente.

augur
Augur se apresenta como a plataforma de apostas mais acessível e ilimitada do mundo (Imagem: Facebook/Augur)

Oráculos em mercados de previsão

Em mercados de previsão onde resultados são contestáveis/questionáveis, por exemplo, a última eleição presidencial dos EUA, oráculos de máquina (sensores) não são suficientes. O mesmo poderia se aplicar a mercados de seguro.

Augur, marketplace de previsões de blockchain, afirma solucionar o “problema de oráculo”. Especificamente, transmitem informações do mundo real para o blockchain de forma justa ao incentivar humanos e máquinas com uma recompensa de tokens REP (“reputação”).

Joey Krug, criador da Augur, descreve o token REP como um título, “mas não no sentido dos mercados financeiros. Significa que estou disposto a oferecer reputação [a um resultado] e, se eu mentir, posso perder tudo”.

Então, se alguém fizer o staking de 100 tokens REP a US$ 30 cada, estão dispostos a perder US$ 3 mil se for comprovado que informações incorretas foram enviadas por meio de um simples algoritmo de consenso que leva em consideração o que a maioria das pessoas concorda.

“A forma como a segurança funciona é que a capitalização de mercado de reputação precisa ser maior do que o valor das ações em circulação em qualquer mercado. Enquanto isso for verdade, você nunca vai ganhar dinheiro de um ataque de 51%. Bifurcação só acontece se isso não for verdade”, diz Krug.

Na Augur, partes podem criar, basicamente, qualquer mercado que quiserem, desde mercados esportivos e financeiros à criação de um contrato futuro para cebolas, se houver uma contraparte disposta para negociação.

Augur é uma das criptomoedas ERC-20 mais antigas e migrou para sua própria rede principal no dia 9 de julho de 2018.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/01/2020 - 13:38