Órgão americano está em busca de ferramentas de análise de blockchain

06/05/2021 - 15:19
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
OFAC está em busca de uma ou mais ferramentas que tenham determinados recursos para auxiliar no rastreamento e na análise de transações com criptomoedas (Imagem: Reuters/Brian Snyder)

Registros públicos indicam que a Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que é parte do Departamento do Tesouro, está em busca de recursos de análise de blockchain.

Os detalhes do interesse da OFAC nessa área foram divulgados em 4 de maio, em um comunicado de “busca por fontes”, o qual é usado por agências federais para suscitar o interesse de potenciais colaboradores.

Conforme o comunicado, a OFAC está procurando por “uma ou duas ferramentas que forneçam acesso a cinco usuários cada, seja por meio de licenças individuais ou de uma licença concomitante”. 

Consta no informe que:

A Agência de Controle de Ativos Financeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro solicita uma ou mais ferramentas comerciais on-line de rastreamento de blockchain – dependendo do financiamento disponível. Essas ferramentas serão usadas para preparar o grupo de investigadores do Escritório de Objetivos Globais (OGT) da OFAC para analisar e rastrear transações de moedas virtuais, como o Bitcoin, com o objetivo de coletar informações de atribuição em partes envolvidas que o OGT possa inserir na Lista de [Cidadãos e Empresas] Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN). Essas ferramentas serão usadas especificamente para a implementação de sanções cibernéticas realizadas pela OFAC. É preferível mais de uma ferramenta, com o objetivo de corroborar a atribuição a agentes cibernéticos, o suficiente para cumprir os requisitos legais como forma de evidência nas determinações de designações da OFAC.

Além disso, o comunicado informa as características específicas necessárias das ferramentas: “agrupamento de endereços, mapeamento do fluxo de transações e gráficos, explorador de carteiras, análise do comportamento do usuário e dados de taxas de câmbio, negociação e mercado.”

“Todas as fontes responsáveis poderão expressar seu interesse e fornecer informes de recursos em resposta a este comunicado. O prazo para submeter os informes de recursos em resposta ao Comunicado de Busca por Fontes é 25 de maio de 2021, às 14 horas, no horário de verão de Nova York”, conclui o comunicado. 

O fato de a OFAC estar em busca de ferramentas de análise de blockchain pode não surpreender, devido a recentes ações fora da agência, incluindo sanções a endereços específicos ligados a ciberataques e à interferência nas eleições americanas de entidades relacionadas ao governo russo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 06/05/2021 - 15:19

Pela Web