Consumo

Os 10 itens que lideram as intenções de compras no Natal, segundo o Mercado Livre

20 dez 2019, 16:09 - atualizado em 20 dez 2019, 16:09
presentes-compras
Roupas e calçados serão os itens mais comprados pelos consumidores brasileiros no Natal deste ano (Imagem: Unsplash/@freestocks)

O novo levantamento realizado pelo Mercado Livre revelou que roupas e calçados serão os itens mais comprados pelos consumidores brasileiros no Natal deste ano – representando, respectivamente, 63,5% e 52,9% do total.

Brinquedos e celulares vêm em seguida, com 47,7% e 27%. A bicicleta, que representava a data há algumas décadas, agora ocupa o fim da lista com 6% das intenções.

Produtos mais considerados para o Natal 2019
63,3% – vestuário
52,9% – calçados
47,7% – brinquedos
27% – celulares
22,4% – alimentos e bebidas
21,7% – eletrodomésticos
21,2% – produtos de beleza
14,6% – cestas de Natal
10,9% – computador/notebook
6% – bicicleta

Outro dado da pesquisa diz respeito a presentes. 26,6% dos brasileiros afirmaram trocar presentes entre todos que estão na festa, 24,3% costumam fazer amigo secreto ou alguma outra brincadeira e 18% presenteiam apenas crianças.

Comparação internacional

O Mercado Livre também levantou informações na Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru.

Comparando com os outros países, o Brasil se revelou como mais solidário: 57,3% deles, ao comprar presentes de Natal, valorizam lojas e shoppings que realizam ações solidárias, enquanto o percentual no Peru é de 56,3%.

Os brasileiros também são mais organizados, com 36,9% comprando produtos com 10 dias de antecedência. Já na Argentina e no Uruguai, as pessoas deixam para comprar os presentes na última hora, dois dias antes do Natal.

Outra diferença está nos itens que não podem faltar na ceia. No Brasil, a preferência é pelo peru natalino e o panetone, acompanhado de cerveja. Colombianos, por outro lado, preferem vinho.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.