Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Os corretores do futuro

23/01/2020 - 15:29
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
alta estatística rentabilidade lucro alta ganho rendimento
Com a tecnologia das DeFi, agora é possível acessar liquidez de diversas corretoras para minimizar os custos de negociação (Imagem: Pixabay/geralt)

Se você está negociando um ativo que é listado em vários lugares, é provável que haverá diferenças no preço e na profundidade do livro de ofertas.

Mesmo se você escolher a corretora com o melhor preço, pode não ter liquidez suficiente para satisfazer sua aquisição, o que pode resultar em uma falha significativa.

Por esse motivo, o roteamento de ordens inteligente (SOR) foi criado para permitir que negociadores acessem liquidez de diversas corretoras a fim de minimizar os custos de negociação.

Geralmente, essa função é realizada por corretores principais como Merril Lynch, do mercado tradicional, ou Tagomi, do mercado cripto.

No entanto, no mundo das DeFi, acrescentar uma empresa centralizada para realizar negociações em seu nome danifica toda o propósito da descentralização.

Para solucionar essa necessidade ao manter o espírito das DeFi, vimos vários projetos, apropriadamente considerados como “agregadores de DEX”, que buscam agregar liquidez em múltiplas corretoras descentralizadas.

Ao usar corretoras como Uniswap, Kyber e 0x, usuários conseguem reter custódia de seus ativos.

Recentemente, volumes dispararam, atingindo quase US$ 1 milhão por dia, baseado em uma média móvel semanal. Isso compõe cerca de 10% do volume total das corretoras descentralizadas das quais esses projetos se agregam.

agregadores dex messari
(Tradução feita a partir do gráfico fornecido pela Messari)

1inch é a líder, pois contabiliza entre 85% e 95% do volume total de agregadores de DEX no último mês. Em termos de usuários, também lidera, mas por uma margem menor.

Paraswap está em desvantagem, pois foi lançada há apenas dois meses, mas parece estar alcançando rapidamente as demais. Apesar de não aparecer no gráfico como resultado da média, no dia 21 de janeiro, Paraswap atingiu um nível recorde de US$ 20 mil, aproximando-a de volumes vistos na DEX.AG e na Totle.

De uma perspectiva de usuário, não existem tantas características competitivas entre as DEXs.

Negociadores vão geralmente migrar de corretoras com melhores preços e liquidez porque são indivíduos puramente direcionados por lucros. Isso é um bom sinal para agregadores de DEXs já que podem eliminar a competição com qualquer corretora em troca desses fatores.

Reconhecer o potencial de captação de mercado, a competição já começou a esquentar entre agregadores de DEXs, pois golpes foram tomados após um ataque distribuído de negação de serviço, seguido de outro ataque.

Isso acontece para mostrar que protocolos de código aberto que queiram operar em ambientes adversários precisam estar prontos para… seus adversários.

Embora exista vantagem em trabalho em conjunto, como foi o caso de muitos protocolos DeFi compostos, haverá momentos de competição acirrada conforme equipes se esbofeteiam para construir um negócio rentável.

Essas plataformas ainda estão em fase inicial, mas parece que haverá uma corrida para se tornar um agregador dominante no que pode ser uma parte fundamental das DeFi.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/01/2020 - 15:29