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Os novos nomes da AMER3 e as perspectivas da MGLU3 e VIIA3 para o 4T22; veja os destaques

24 jan 2023, 7:51 - atualizado em 24 jan 2023, 7:51
Americanas AMER3, MGLU3, VIIA3
Os novos nomes para da recuperação judicial da AMER3 e as perspectivas para a MGLU3 e a VIIA3 (Imagem: Iasmin Paiva/Money Times)

A Americanas (AMER3) anunciou novos nomes para o time que vai coordenar o processo de recuperação judicial da varejista e as perspectivas para suas concorrentes no setor, Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), são destaques desta terça-feira (24).

Na segunda-feira (23), a AMER3 informou que contratou a Alvarez & Marsal para ajudar a coordenar o processo de recuperação judicial da companhia.

Segundo fato relevante, a empresa “atuará em coordenação com o Rothschild como interlocutor da companhia na renegociação da dívida financeira”.

Do outro lado da disputa judicial, a Justiça do Rio manteve a decisão do juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial da Capital, de nomear a Preserva-Ação Administração Judicial e o Escritório de Advocacia Zveiter como administradores judiciais do processamento de recuperação judicial da AMER3.

Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ontem que cobrou fianças bancárias referentes a dívidas da AMER3 com a instituição.

Segundo o banco, a instituição possui duas operações com a AMER3, totalizando R$ 2,4 bilhões, desse montante, o banco já liberou R$ 1,17 bilhão.

MGLU3 e VIIA3

As projeções para as demais varejistas da Bolsa não são muito animadoras para o 4T22. Segundo o BTG Pactual, a Magazine Luiza e a Via devem — mais uma vez — ter prejuízos de R$ 91 milhões e R$ 113 milhões, respectivamente.

Os analistas calculam que o volume bruto de mercadorias (GMVonline combinado do setor cresça 7% no ano. Com uma alta de 15% no GVM — adição de R$ 1,6 bilhão — para a MGLU3, mas uma queda de de 4% no volume da VIIA3.

Os analistas do BTG afirmam que o cenário macro instável dá o tom de um trimestre desafiador para as concorrentes da AMER3.

Inter (INBR32)

O Banco Inter (INBR32) anunciou na última segunda-feira (23) que acaba de atingir a marca de 25 milhões de clientes em sua base.

Nos últimos dois anos, a base de consumidores da empresa cresceu cerca de 16 milhões.

A CMO do Inter, Priscila Salles, anunciou que o crescimento acelerado do Inter mostra que a empresa segue se expandindo com foco em eficiência, diversificação de produtos e aumento da receita por cliente.

Ford

Lá fora, as demissões em massa têm sido tópico recorrente. A Ford planeja cortar até 3,2 mil funcionários na Europa e transferir parte do trabalho de desenvolvimento de produtos para os Estados Unidos, afirmou a central sindical alemã IG Metall.

O aumento dos custos e produção e as perspectivas de desaceleração econômica, tanto na Europa como nos Estados Unidos, estão colocando pressão sobre as montadoras de veículos.

A Ford planeja demitir até 2,5 mil funcionários em desenvolvimento de produtos e até 700 postos administrativos.

Spotify

Já a Spotify Technology anunciou planos para demitir 6% de sua força de trabalho, ou cerca de 600 funcionários, ampliando o grupo de empresas de tecnologia e mídia que têm tomado medidas semelhantes sob a justificativa de se prepararem para uma recessão.

A companhia, que tinha cerca de 9,8 mil funcionários até 30 de setembro, afirmou que espera incorrer em despesas de 35 milhões a 45 milhões de euros relacionadas às demissões.

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Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
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