Mercados

Ouro bate recorde em meio a embate de Trump e ameaça à independência do Fed

22 abr 2025, 10:34 - atualizado em 22 abr 2025, 11:33
barras de ouro
(Imagem: Canva)

Em meio a um novo ponto de tensão nos mercados globais, o ouro ultrapassou a marca de US$ 3,5 mil por onça-troy (medida oficial que equivale a 28,3 gramas) pela primeira vez. A alta recorde reflete a preocupação do mercado com um novo embate de Donald Trump, que ameaça a independência do Federal Reserve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 10h (horário de Brasília), o contrato futuro de ouro, com vencimento me junho de 2025, subia 0,50%, a US$ 3.442,44.

A economia norte-americana, que é tradicionalmente conhecida pela sua estabilidade, tem vivido dias de tensão máxima e aversão ao risco por parte dos investidores. Primeiro, a guerra tarifária com diversos países. Agora, Trump tem feito ataques ao chair do banco central americano, ameaçando demiti-lo de seu cargo.

  • VEJA MAIS: Duas ações de commodities podem se destacar perante as demais, segundo BTG Pactual; veja quais são

Na última quinta-feira (17), Trump voltou a criticar o chefe do Fed cobrando cortes nos juros do país. “O ‘atrasado’ Jerome Powell, do Fed, sempre chega ‘TARDE DEMAIS E ERRADO’”, disse na rede social Truth.

O republicano acredita que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) já deveria ter reduzido as taxas de juros “há muito tempo”. O comitê está em compasso de espera há duas reuniões, mantendo os juros no patamar de 4,25% a 4,50% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contrariando Trump, Powell afirmou, na quarta-feira (16), durante discurso no Clube Econômico de Chicago, que as “mudanças políticas significativas” do novo governo devem afastar o banco central dos EUA de suas metas.

Apesar do apelo constante de Trump, principalmente em suas redes sociais, Powell já garantiu que não renunciaria caso o atual presidente pedisse seu cargo, mas isso ameniza o início de mais uma “crise de confiança” que pode ser gerada nos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar