ImóvelTimes

Outra recuperação judicial abala fundo imobiliário; FII faz desdobramento de cotas

08 abr 2024, 18:53 - atualizado em 08 abr 2024, 18:53
fundos imobiliários fiis prédios carteira recomendada
Índice de fundos imobiliários exibe volatilidade e fecha praticamente estável após mais um recorde; HCTR11 derrete (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Após exibir forte volatilidade, o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 fechou o pregão desta segunda-feira (08) praticamente estável, mas com mais uma marca histórica.

Com isso, o Ifix encerrou com ligeira queda de 0,01% (após ajustes), aos 3.421 pontos, depois de renovar mais um recorde no movimento intradiário ao alcançar os 3.424 pontos.



Entre os mais de 100 FIIs listados, o Habitat II (HABT11) exibiu a maior alta, de 1,78%, engatando três dias seguidos de ganhos.

Em contrapartida, o Hectare CE (HCTR11) derreteu 4,79%, chegando a cair mais de 10% ao longo do pregão, com investidores digerindo a redução do valor em mais de 17% do dividendo a ser pago este mês, como também um movimento de correção após o salto de 21,5% em março.

Além disso, o plano de recuperação judicial da empresa Gramado Parks (GPK) foi aceito hoje pelos credores, durante assembleia geral. Agora, o processo será encaminhado para homologação na Vara Regional Empresarial da Comarca de Caxias do Sul (RS).

O HCTR11 é exposto a Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Gramado Parks que, em 2023, em meio a atrasos de pagamento, provocou uma grande crise do FII e de outros do segmento de recebíveis.

  • Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.

Fundo imobiliário de shopping faz desdobramento de cotas

O fundo imobiliário Capitânia Shoppings (CPSH11) fará desdobramento de cotas na proporção 1 para 10.

Desta forma, cada cota do FII passará a ser representada por dez novas cotas, da mesma espécie e classe. Após a operação, para cada cota existente serão atribuídas ao investidor titular nove cotas novas.

Em comunicado, o fundo de shopping diz que a operação será realizada após o fim do pregão de quarta-feira (10). Sendo assim, as cotas estarão desdobradas a partir do dia 11.

Até sexta-feira (05), o CPSH11 tinha 6,3 milhões de cotas em circulação. Após o desdobramento, serão mais de 63,8 milhões de cotas.

As cotas decorrentes do desdobramento serão creditadas aos cotistas em 15 de abril.

Veja se esses estão entre OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM ABRIL, segundo o analista Caio Araujo. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado!

*As cotações citadas são do site Investing.com

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.