Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Pacheco reconhece falta de consenso no Senado para votar reforma tributária

31/05/2022 - 20:18
A proposta aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e estava pautada para esta terça-feira (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), admitiu nesta terça-feira que não há consenso na Casa para a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.

O clima eleitoral já instalado e a necessidade de um quórum elevado para a aprovação da medida, por se tratar de uma PEC, foram citados por Pacheco como motivos para a dificuldade de análise da proposta, de acordo com nota publicada na página oficial do senador.

“Tenho uma posição em relação à PEC 110, depois de todo o exaurimento de discussão, de toda a sociedade ouvida, dos segmentos produtivos, que a unificação tributária, tal como estabelecida na PEC 110, é a saída para uma simplificação, para a desburocratização do sistema tributário brasileiro.

Mas nem todos os senadores pensam dessa forma, e, obviamente, para votar uma PEC, nós precisamos de um quorum qualificado de 49 senadores.

E, o que se percebe, até pelo quorum da CCJ, é que não há esse consenso no Senado”, disse Pacheco, que tinha a expectativa de analise da proposta ainda neste ano.

A proposta aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e estava pautada para esta terça-feira.

No entanto, diante da falta de quórum no colegiado, não foi votada.

“Eu avalio que nós temos a constatação de que precisa mudar o sistema tributário nacional”, disse o presidente do Senado, acrescentando que essa é uma compreensão geral da Casa.

“O que há é uma discordância em relação à forma, ou o conteúdo de uma reforma tributária. É essa divergência que nesse momento se tem no Senado, e obviamente se tem no Congresso Nacional, de modo geral, de qual é o melhor mecanismo, o melhor instrumento”, explicou.

A PEC tem como um de seus pontos essenciais a simplificação tributária a partir da criação de um modelo dual do Imposto do Valor Agregado (IVA), que unificaria, de um lado impostos federais, e de outro os chamados subnacionais.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Money Times: https://t.me/MoneyTimesBR

Última atualização por André Luiz - 31/05/2022 - 20:18

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto