O Melhor do Seu Dinheiro

Para-brisa e retrovisor: PIB do 1º tri do Brasil, juros na zona do euro e nos EUA, payroll e outras notícias que agitam os mercados nesta semana

03 jun 2024, 8:53 - atualizado em 03 jun 2024, 8:54
Investidor sair no lucro
(Imagem: Reprodução/Remessa Online)

Estamos nos aproximando da metade do ano. Além de olhar o para-brisa deste carro chamado 2024, cada um de nós começa também a mirar o retrovisor.

Aquele plano de ler tantos livros até o fim do ano, perder peso ou finalizar aquele curso… Tenho certeza de que pelo menos uma dessas coisas passa pela sua cabeça.

Ainda que o calendário oficial esteja marcando o mês 6, a metade dos 366 dias cai exatamente no dia 2 de julho. Porém, o efeito psicológico de que “estamos na metade de algo” começa a aparecer.

Mas não se afobe. Com um bom planejamento, ainda dá para fazer tudo isso e mais um pouco. 

Uma das técnicas utilizadas por aqueles que se chamam personal organizers — isto é, pessoas pagas para arrumar sua vida pessoal — é a segmentação.

Ao invés de ler um livro de 300 páginas em um dia, ler 50 páginas todos os dias. Em vez de focar em perder 30kg até o fim do ano, pouco mais de 1kg a cada duas semanas está bom. Ficar sentado 12h na frente do computador é cansativo, mas 1h todos os dias ajuda a chegar longe.

De grão em grão, as coisas vão tomando forma. Até o fim do ano dá para ler 30 livros, perder 26kg ou estudar mais de 180h. Parece pouco no começo, mas no fim, tudo dá certo.

Para você, investidor e investidora, que olha seus investimentos até agora e pondera se ainda dá tempo de garantir lucro ainda em 2024, vale o mesmo.

Por isso, é importante ficar de olho nos indicadores de cada semana. Para os próximos dias, o mercado deve acompanhar a publicação do PIB do terceiro trimestre na próxima terça-feira.

Já no cenário internacional, as atenções se voltam para um possível corte nos juros do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano).

Dificilmente essas instituições irão cortar juros na ordem de 2% ou 3% de uma vez — mas de 0,25% em 0,25% elas chegam lá…

Também está no radar a divulgação do payroll dos Estados Unidos na sexta-feira. O relatório de empregos ajuda a balizar a decisão de juros no país.

Para ficar por dentro de tudo que acontece nos mercados internacionais, acompanhe a nossa cobertura completa de mercados aqui no Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
Oportunidade histórica para investir? CCR (CCRO3) tem pista livre no Brasil — e CEO revela os planos para acelerar o crescimento nos próximos 10 anos.
 Para gestor da Perfin, a CCR pode se beneficiar da falta de concorrência na disputa por novas concessões a serem leiloadas pelo governo.

O QUE MUDA
Quanto deve custar uma comprinha de R$ 100 na Shein, AliExpress e Shopee após a taxação aprovada na Câmara e o ICMS.
 Compras dentro do limite de US$ 50 são muito comuns em sites de varejistas estrangeiros como Shopee, AliExpress e Shein.

NAS REDES
Vai ter dancinha? Trump lança conta no TikTok, que pode ser banido dos EUA; assista ao vídeo.
 O vídeo com pouco mais de dez segundos de duração em que o ex-presidente aparece diante do público do UFC já recebeu 2,5 milhão de curtidas.

ATÉ 2025
Opep vai estender cortes na produção de petróleo em momento de queda nas cotações.
 O barril do petróleo Brent, referência para os preços da Petrobras, recuou pouco mais de 7% em maio e reduziu a pressão sobre a estatal.

IR 2024
Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação.
 Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda.

Forte abraço e boa semana!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.