Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Para gigante de lítio, incursão da Tesla sinaliza forte demanda

08/10/2020 - 12:12
Tesla
Produzir lítio a partir de argila tem se mostrado difícil e caro, e nenhuma empresa o produz em quantidades comerciais (Imagem: REUTERS/Tyrone Siu)

Em vez de uma ameaça aos atuais produtores, a incursão da Tesla em mineração de lítio é um sinal da força da demanda futura, de acordo com o maior produtor do ingrediente-chave em baterias para veículos elétricos.

“É um empurrão na indústria”, disse Eric Norris, responsável por lítio na Albemarle. “O mercado interpretou isso como um forte sinal de erosão de valor, mas eu vejo de forma diferente. É um sinal do que precisa acontecer para impulsionar a visão que eles têm depois de 2030”, afirmou o executivo em entrevista na quarta-feira.

A incursão da Tesla em mineração está no foco do plano da montadora de cortar custos com baterias e cumprir a promessa de colocar um veículo elétrico de US$ 25 mil no mercado. O CEO da Tesla, Elon Musk, disse a investidores no mês passado que a empresa garantiu acesso a 10 mil acres de depósitos de argila ricos em lítio em Nevada e que planeja usar uma nova forma “muito sustentável” de extrair o metal.

Produzir lítio a partir de argila tem se mostrado difícil e caro, e nenhuma empresa o produz em quantidades comerciais. Ainda assim, todos os diferentes tipos de projetos são necessários, e a Tesla está dizendo para a indústria: “Se vocês não fizerem, nós faremos”, disse Norris.

Por enquanto, os preços continuam sendo um grande obstáculo para qualquer tipo de expansão da capacidade no setor de lítio, embora a perspectiva para a demanda de longo prazo permaneça positiva.

“Para que a expansão – o empurrão – faça sentido para qualquer um, seja para o gigante da indústria ou para uma pequena mineradora júnior, os valores econômicos” precisam estar lá, disse Norris. “O preço no mercado está muito baixo, está abaixo do custo marginal de caixa, bem abaixo da margem de incentivo.”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 08/10/2020 - 12:12