Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Para inflação ficar na meta, Selic precisa ir a 14%, diz Sérgio Vale, da MB Associados 

Renan Dantas
08/12/2021 - 20:39
Banco Central
Selic: Inflação só deverá voltar à meta do Governo em 2023 (REUTERS/ Ueslei Marcelino)

Dificilmente o Banco Central vai conseguir manter a inflação dentro da meta do Governo em 2022, que está em 3,5 ponto percentual, prevê Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, em entrevista ao Money Times

“Para estar dentro da meta, a Selic precisa chegar a 14%, e não me parece que seja o caso agora. O Banco Central vai fazer algo mais espaçado no tempo, não trazer só a inflação. Isso, talvez, só em 2023, sabendo que a batalha no ano que vem já está, de certa forma, perdida”, afirma. 

A MB Associados trabalha com uma expectativa de Selic em 11,75%, o que traria a inflação para 4,7 pontos.

Mais cedo, o Banco Central elevou a Selic em 1,5 ponto percentual, a 9,25%.

“Veio bem dentro das expectativas. Estamos trabalhando com um cenário de mais uma alta de 1,5 para a próxima reunião. O BC confirmou isso”, afirma o economista. 

Em comunicado, o BC também indicou que agora passará a trabalhar para ancorar as expectativas de inflação em torno da meta, e não mais no alvo central definido pelo governo.

Segundo Gustavo Cruz, economista e estrategista da RB Investimentos, cresce entre economistas e o mercado o consenso de que é necessário o Banco Central diminuir o ritmo de elevação.

“O mercado já começa a precificar que talvez não seja 1,5 na reunião de fevereiro, sem penalizar e fazer uma explosão no prêmio de risco. Ou seja, estão dando as condições para que o Banco Central chegue na reunião de fevereiro com menos propensão a elevar a taxa”, argumenta. 

Com a investida, o BC fecha 2021 com a Selic 7,25 pontos acima da mínima histórica de 2%, nível atingido em meio à pandemia e que vigorou até março, numa tentativa de recolocar a inflação nos trilhos em meio ao galopante avanço de preços na economia.

Com Reuters

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Renan Dantas - 08/12/2021 - 21:05

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web