Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Para investidores em busca de abrigo, não há moeda como o dólar

22/02/2020 - 20:35
A valorização do dólar contradiz o consenso de fim de ano de que economias internacionais se fortaleceriam e atraíram recursos dos EUA (Imagem: Reuters/Issei Kato)

Operadores de câmbio em busca de proteção enquanto o coronavírus sacode mercados financeiros aumentam cada vez mais a demanda por dólares.

O dólar mostra ganhos em relação às 30 principais moedas mundiais no último mês, coincidindo com a crescente preocupação pelo impacto econômico do surto. O iene e o franco suíço, duas moedas consideradas portos seguros tradicionais, não conseguem acompanhar o desempenho.

A valorização do dólar contradiz o consenso de fim de ano de que economias internacionais se fortaleceriam e atraíram recursos dos Estados Unidos.

O surto de coronavírus distorceu essa narrativa, e investidores famintos por rendimentos também evitam juros negativos na Ásia e na Europa. E, sem uma perspectiva para o fim do surto, o momento parece favorecer o dólar.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

“O crescimento dos EUA está mais isolado do impacto causado pelo vírus sobre a demanda” na Ásia e na Europa, disse por e-mail Ed Al-Hussainy, da Columbia Threadneedle. Segundo ele, os diferenciais de juros também tornam o dólar uma aposta segura “excepcionalmente atraente”.

Coronavírus Máscaras Saúde Mercados Ásia
Gestora de recursos diminui exposição a mercados emergentes conforme coronavírus avança (Imagem: Reuters/Yuya Shino)

Com o aumento das preocupações com o coronavírus, Al-Hussainy, analista sênior de juros e câmbio, disse que a gestora de ativos reduziu a exposição a moedas de mercados emergentes e fechou posições compradas em euros e libras esterlinas em relação ao dólar.

A força do dólar é uma dádiva para investidores internacionais que repatriam recursos de posições norte-americanas, mas é um possível obstáculo para empresas dos EUA com operações no exterior.

O dólar atingiu 112,23 ienes na quinta-feira, a maior cotação em 10 meses, em meio ao temor de que os efeitos do coronavírus causem recessão no Japão.

Nos EUA, o crescimento permanece sólido. O índice regional de manufatura do Federal Reserve subiu neste mês para a pontuação mais alta em três anos, segundo dados divulgados na quinta-feira.

Dólar Moedas
Chefe de câmbio do BNP Paribas ainda está otimista sobre o dólar em relação a outras moedas importantes (Imagem: Reuters/Mohamed Abd El Ghany)

Makoto Noji, estrategista-chefe da SMBC Nikko Securities, em Tóquio, prevê desvalorização do iene, para 115 por dólar, nível visto pela última vez em 2017, caso o crescimento dos EUA e do Japão continue divergindo.

Para Momtchil Pojarliev, chefe de câmbio do BNP Paribas Asset Management, o iene já está barato o suficiente. Ele comprou a moeda japonesa na quinta-feira sob a visão de que a tradição de ativo seguro do iene irá predominar caso o impacto do vírus comece a aparecer nos dados econômicos.

Pojarliev ainda está otimista sobre o dólar em relação a outras moedas importantes, porque é o “porto seguro óbvio” e o vírus “terá grandes implicações para o crescimento”.

Existem outros oásis: o ouro atingiu a maior cotação em sete anos na quinta-feira, enquanto o yield da nota do Tesouro de 10 anos caiu para menos de 1,5%, o menor desde setembro. O franco suíço mostra queda de 1,7% este ano, enquanto o iene acumula baixa de 3%.

“O mercado começa a discernir melhor entre as moedas/ativos que deseja manter neste mundo nervoso pelo vírus”, disse Alan Ruskin, estrategista-chefe internacional do Deutsche Bank, em e-mail. “Na área de câmbio, o dólar americano é ‘top’.”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 21/02/2020 - 8:14

Pela Web