Internacional

Para o presidente iraniano a política americana é a causa da insegurança

10 jan 2020, 6:42 - atualizado em 10 jan 2020, 6:56
Hassan Rouhani
A mensagem foi transmitida por Rouhani em conversa telefônica com o premiê britânico Boris Johnson (Imagem: Site da Presidência do Irã)

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, criticou a contínua política hostil de Washington em relação a Teerã, dizendo que ela é a causa do aumento das tensões militares entre seu país e os Estados Unidos.

A mensagem foi transmitida por Rouhani em conversa telefônica com o premiê britânico Boris Johnson, nessa última quinta-feira (9).

O escritório presidencial do Irã informou que o presidente disse a Johnson que a recente situação de insegurança tem suas raízes na retirada de Washington do acordo nuclear e que a política americana é irracional.

O porta-voz de Boris Johnson afirmou que, durante a conversa por telefone, o premiê pediu o fim das hostilidades e destacou “o contínuo comprometimento do Reino Unido” com o tratado nuclear.

O presidente norte-americano, Donald Trump, aproveitou o discurso feito na última quarta-feira (8) para expressar a esperança de que diminuam as tensões no Oriente Médio após o ataque de míssil pelo Irã a bases iraquianas que abrigam as forças lideradas pelos Estados Unidos.

Boris Johnson Reino Unido
Boris Johnson afirmou que, durante a conversa por telefone, o premiê pediu o fim das hostilidades e destacou “o contínuo comprometimento do Reino Unido” com o tratado nuclear (Imagem: Reuters/Dylan Martinez)

Teerã diz que o ataque foi uma retaliação pelo assassinato de um alto comandante iraniano, Qassem Soleimani, em Bagdá, na semana passada, por parte dos Estados Unidos.

Contudo, Trump descreveu o acordo nuclear de 2015 como “muito falho” e fez um apelo ao Reino Unido, à Alemanha, França, Rússia e China a juntarem esforços para criar um novo pacto.

O Irã espera melhorar as relações econômicas com países europeus e outras nações sob o atual acordo nuclear.