Patria adquire RBR Gestão e incorpora 12 fundos imobiliários (FIIs) ao portfólio; veja os detalhes
O Patria Investimentos, uma das maiores gestoras de ativos alternativos da América Latina, anunciou, nesta quinta-feira (11), que fechou um acordo para adquirir a divisão de fundos imobiliários listados da RBR Asset.
A operação envolve 12 FIIs e, quando concluída, poderá adicionar até R$ 8 bilhões ao portfólio de real estate do Patria, que passará a somar aproximadamente R$ 38 bilhões. O valor da negociação não foi divulgado.
Os fundos incluídos na transação são majoritariamente de recebíveis, o que aumentará o peso dos ativos de papel dentro do portfólio da gestora, de 28% para 34%. A aquisição também adiciona produtos complementares nos segmentos de renda urbana e escritórios.
“Os FIIs de papel são considerados menos voláteis e mais resilientes a diferentes ciclos econômicos, contribuindo para previsibilidade e consistência na geração de valor”, disse o Patria em comunicado.
A conclusão da operação, contudo, ainda depende de condições suspensivas usuais para esse tipo de transação.
“A compra representa mais um passo firme no fortalecimento da nossa plataforma de mercado imobiliário. Ampliamos nossa escala, fortalecemos nosso portfólio e aceleramos nossa estratégia de consolidação em um momento-chave para a evolução do mercado de FIIs no Brasil”, disse Rodrigo Abbud, sócio do Patria Investimentos.
Após o fechamento, a gestão dos 12 fundos será assumida pelo time do Patria, liderado por Abbud, que possui mais de 37 anos de experiência combinada.
Com o movimento, a companhia consolida sua posição de liderança em segmentos como escritórios, logística e estratégias multimercado.
As demais unidades do Grupo RBR continuarão operando de forma independente, com foco em fundos de desenvolvimento no Brasil, infraestrutura, crédito, mandatos exclusivos e gestão imobiliária nos Estados Unidos (EUA).