Paulistanos sem folga? Aniversário de São Paulo está chegando, mas feriado cai em dia ingrato este ano
O dia 25 de janeiro é uma data especial para quem vive em São Paulo. Além de marcar o aniversário da cidade, o dia costuma vir acompanhado de eventos culturais, programação especial e de um sempre bem-vinda feriado municipal. No entanto, nem todos vão poder aproveitar essa folga no aniversário de 472 anos da capital.
É verdade que o calendário de 2026 está recheado de feriados, mas os moradores da capital paulista acabaram “prejudicados” pela dança dos dias.
Isso porque, neste ano, a data cai num domingo, então nem todos os trabalhadores vão contar com esse dia de descanso a mais.
O que acontece quando um feriado cai no domingo?
Para trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o impacto do feriado pode variar conforme a jornada.
Quando a data comemorativa cai em um sábado ou domingo, não há, em regra, direito automático a folga compensatória nem a pagamento extra para quem já não trabalha nesses dias, já que o feriado coincide com o descanso semanal remunerado (DSR).
A situação é diferente para quem costuma trabalhar aos fins de semana. Nesses casos, se o empregado for convocado a trabalhar no feriado, ele tem direito a uma folga em outro dia ou ao pagamento em dobro pelas horas trabalhadas, conforme prevê a CLT.
Ainda assim, empresas — especialmente dos serviços essenciais e do comércio — podem estabelecer regras específicas para a jornada nesse tipo de data por meio de convenções coletivas ou acordos individuais.
Já os trabalhadores que atuam na escala 12×36 (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso) não têm direito a pagamento adicional, pois a remuneração mensal já considera a compensação pelo período de descanso previsto nesse modelo.
Confira o calendário de 2026 e seus 10 feriados.