BusinessTimes

Pesquisa revela qual o melhor dia e horário para procurar emprego; confira

17 ago 2022, 15:21 - atualizado em 17 ago 2022, 15:21
Feriado
Visualização de currículos e publicações de vagas concentram-se às segundas e terças no meio da tarde (Paico Oficial/Unsplash)

Se você está buscando uma oportunidade de trabalho, mas ainda não conquistou uma vaga, pode ser que esteja procurando no dia e horário errado.

Talvez seja melhor buscar às segundas e terças das 15h às 16h, que são as datas que concentram as maiores publicações de vagas e avaliações de currículos.

É o que aponta o levantamento realizado pela Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, que traz os principais dias e horários utilizados pelos recrutadores para ofertas de emprego e leitura dos currículos.

Para chegar nesse resultado, a empresa analisou os horários e os dias da semana que a área de Recursos Humanos realiza a publicação de vagas e procura de currículos (triagem das candidaturas nos bancos de currículos) em seu banco de dados.

Foram consideradas 74,1 mil vagas publicadas e 3,8 milhões de currículos abertos de 1 de janeiro a 15 de julho de 2022.

Oferta de vagas e leitura dos currículos

De acordo com o estudo, as segundas e terças concentram o maior volume de publicação de vagas, com 41% do total.

Também são os dias que os recrutadores mais utilizam para abertura dos currículos, concentrando 45,8% da atividade. Essas duas tarefas são realizadas com maior frequência das 15h às 16h (22,1%).

“Os RHs e avaliadores preferem utilizar o começo da semana tanto para veicular novos anúncios de vagas como também para avaliar o currículo de candidatos”, explica o especialista da área de Inteligência de Negócios da Vagas.com, Rafael Urbano.

Ele acrescenta que “como são atividades estratégicas da área, essas tarefas ficam concentradas no começo da semana, dias onde teoricamente as pessoas estão com suas energias mais renovadas e aptas para executarem suas demandas”.

Colocando na agenda

A busca por uma vaga e o disparo de currículos fazem parte da rotina de quem procura por uma oportunidade. Terça-feira é o dia com maior volume de vagas ofertadas (20,7%), seguida pela segunda (20,3%) e quarta (19,9%).

Na sequência aparece a sexta, com 18,9%, e a quinta, com 18,6%. Sábados e domingos registraram apenas 1,7%.

Já os currículos abertos encontram na segunda-feira o dia com maior leitura do documento pelos recrutadores (23,7%).

A terça é o segundo dia (22,1%), seguido pela quarta (19,6%), quinta (17,9%) e sexta (14,8%). Sábados e domingos computaram 1,9%.

Quando se trata de horário, das 15h às 16h é a faixa mais utilizada para ofertas de emprego (21,5%) e leitura dos CVs (22,1%).

O intervalo das 9h às 10h vem logo depois, também bastante utilizado para vagas publicadas (18,4%) e abertura de currículos (19,9%).

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.