Petrobras (PETR4) deve apresentar aumento de produção no 3T25, diz Santander; hora de comprar?

O Santander projeta que a Petrobras (PETR4) seguirá entregando aumento de produção no terceiro trimestre de 2025, após registrar em julho cerca de 2,5 milhões de barris por dia (MMbpd) na produção doméstica de petróleo — alta de 6% em relação ao mês anterior.
No entanto, o banco destacou que a visibilidade ainda baixa sobre o fluxo de caixa livre (FCF) leva a uma postura mais cautelosa em relação às ações. A instituição manteve a recomendação neutra para os papéis da Petrobras, segundo relatório assinado por Rodrigo Almeida e Eduardo Muniz.
- LEIA TAMBÉM: Tenha acesso às recomendações mais valorizadas do mercado sem pagar nada; veja como receber os relatórios semanais do BTG Pactual com o Money Times
Em julho, a produção total de óleo e gás chegou a 3,25 milhões de barris de óleo equivalente (MMboe), segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O desempenho reflete o aumento de produção em áreas-chave, especialmente Jubarte, que ganhou 38 mil barris/dia e chegou a 165 mil; Búzios, com alta de 26 mil, atingindo 688 mil; Mero, que adicionou 25 mil, alcançando 243 mil; e Roncador, que subiu 12 mil, somando 71 mil barris/dia.
Para agosto, os dados preliminares da ANP (1º a 19) já indicam novo crescimento sequencial da produção, com destaque para Búzios e Jubarte, avalia o banco.
Petrobras no caminho para entregar guidance
O Santander manteve a estimativa de produção doméstica em 2025 em 2,3 MMbpd — o que representa alta de 8% frente a 2024.
Segundo a instituição, a companhia está no caminho para alcançar o limite superior do guidance para o ano (2,3 MMbpd, com variação de ±4%), desde que não ocorram grandes interrupções operacionais.
No segundo trimestre, a Petrobras produziu 2,9 milhões de barris por dia, alta anual de 8%, com lucro líquido de R$ 26,65 bilhões no 2T25.