Empresas

Petrobras (PETR4): Além dos dividendos, a outra medida benéfica anunciada

04 ago 2023, 9:57 - atualizado em 04 ago 2023, 14:45
Petrobras
A Petrobras afirmou que busca, por meio da política anunciada, garantir a sua perenidade e sustentabilidade financeira. (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR4), além de aprovar o pagamento de R$ 1,14 por ação em dividendos, informou nesta sexta-feira (4) um programa de recompra de ações.

Segundo a estatal, serão adquiridas até 157,8 milhões de ações preferenciais, equivalente a cerca de 3,5% do total de ações preferenciais em circulação. A medida, disse a companhia, não acarretará efeitos contábeis relevantes no patrimônio líquido da companhia

“O Programa de Recompra de Ações tem por objetivo a aquisição de ações preferenciais de emissão da companhia, para permanência em tesouraria com posterior cancelamento, sem redução do capital social”, informou a a Petrobras.

A empresa disse que a medida tem o prazo de 12 meses – ou seja, término em 4 agosto de 2024 -, cabendo à Diretoria da Petrobras definir a oportunidade e a quantidade de ações preferenciais a ser efetivamente adquirida, dentro do limite autorizado para a operação.

“Os recursos a serem empregados no Programa de Recompra serão provenientes daqueles calculados para distribuição aos acionistas no âmbito da Política de Remuneração aos Acionistas vigente”, destacou a companhia.

A Petrobras afirmou que busca, por meio da política anunciada, garantir a sua perenidade e sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos e conferir previsibilidade ao fluxo de pagamentos da remuneração aos acionistas.

“Consequentemente, o pagamento da remuneração aos acionistas (aí incluída a recompra de ações) não deve comprometer a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos da Companhia”.

Veja o documento divulgado pela Petrobras

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.