Petrobras (PETR4) fecha acordo com Shell e PPSA para produção no pré-sal de Jubarte

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta quarta-feira (23) que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o Acordo de Individualização da Produção (AIP) da jazida compartilhada do pré-sal de Jubarte, localizada na Bacia de Campos.
O acordo, que entra em vigor em 1º de agosto de 2025, define as participações e as regras para a operação conjunta das empresas envolvidas, já que a jazida ultrapassa os limites originais das áreas concedidas ou contratadas.
- VEJA MAIS: O que esperar dos resultados do 2º trimestre de 2025? Acesse o guia gratuito dos balanços com análises exclusivas do BTG
Com o AIP, a Petrobras segue como operadora majoritária, com 97,25% de participação. Os demais percentuais foram distribuídos entre Shell (0,43%), ONGC (0,232%), Brava Energia (0,198%) e a União, representada pela PPSA (1,89%).
Além da execução conjunta das atividades de desenvolvimento e produção, o acordo prevê negociações de compensações financeiras entre as empresas, com base nos investimentos realizados e nos volumes produzidos até a data de vigência do AIP.
A jazida compartilhada compreende áreas do Campo de Jubarte (BC-60), do Campo de Argonauta (BC-10) e de zonas não contratadas pertencentes à União.