Empresas

Petrobras (PETR4): O recado do CEO sobre a política de dividendos

24 jun 2023, 15:46 - atualizado em 24 jun 2023, 15:49
Jean Paul Prates, Petrobras
Para o CEO da Petrobras, o mercado está percebendo que a administração da empresa é responsável. (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

O CEO da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, definiu a política de dividendos como “uma negociação” com o acionista. Segundo ele, a estatal “tem que ter alguma flexibilidade”.

“Não é partir de um percentual [específico de proventos], mas da necessidade investimento. Eu tenho algumas reservas sobre essa questão de ter sempre uma regra”, afirmou à Folha de S. Paulo.

Prates disse que há uma “diferença enorme” entre o exigido por lei e o modelo atual e ponderou que há um meio termo entre os dois. “Nós não vamos deixar ninguém sem dividendos, desassistido”, frisou.

Segundo o executivo da Petrobras, a mudança na política de proventos não vai ser no primeiro ano, nem no primeiro mês. Por isso, explicou, a empresa confirmou o mesmo nível de dividendos no primeiro trimestre.

“Talvez no próximo a gente faça alguma mudança ligeira, depois mais um pouco, tem que ser uma coisa parcimoniosa, que não gere um trauma muito grande”, disse ao jornal.

  • Uma small cap já subiu quase 40% em 2023 e pode ser ‘só o começo’ segundo um analista da Empiricus Research. Descubra qual é a empresa e veja a tese completa no Giro do Mercado de hoje (23) clicando aqui. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h. 

Petrobras em alta

Para o CEO da Petrobras, o mercado está percebendo que a administração da empresa é responsável e consegue, segundo ele, conciliar a relação com o acionista controlador com as expectativas de mercado.

“O grande desafio dessa gestão é mostrar justamente que é possível administrar uma empresa estatal mista”, disse ao jornal. “E quando não for possível fazer isso, conseguindo explicar ao outro lado o porquê”.

O executivo falou em explicar ao acionista que a Petrobras tem um papel na estruturação do desenvolvimento brasileiro e citou a necessidade de explicar ao governo que não se pode fazer tudo “como se fosse um departamento do governo”.

As ações da Petrobras acumulam uma valorização de mais de 30% neste ano, refletindo uma melhora da avaliação do mercado quanto aos riscos políticos embutidos na empresa. Nas últimas semanas, a empresa passou por uma onda de reclassificações por bancos de investimento.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.