Combustíveis

Petróleo Brent fecha em queda após bater US$ 70 com ataque à Arábia Saudita

08 mar 2021, 18:06 - atualizado em 08 mar 2021, 18:06
Petroleo
O petróleo Brent atingiu uma máxima de 71,38 dólares por barril durante a sessão asiática (Imagem: REUTERS/Angus Mordant)

Os preços do petróleo terminaram esta segunda-feira em queda, devolvendo ganhos iniciais que, na esteira de um ataque a instalações petrolíferas na Arábia Saudita, levaram o Brent a superar a marca de 70 dólares por barril pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19.

As forças iemenitas Houthi atacaram com drones e mísseis o coração da indústria petrolífera saudita no domingo, incluindo uma instalação da Saudi Aramco em Ras Tanura, vital para as exportações da commodity.

Riad disse que não houve mortes ou perdas em termos de propriedade.

O petróleo Brent atingiu uma máxima de 71,38 dólares por barril durante a sessão asiática, maior nível desde 8 de janeiro de 2020, mas fechou em queda de 1,12 dólar, ou 1,6%, a 68,24 dólares o barril.

Já o petróleo dos Estados Unidos (WTI) cedeu 1,04 dólar, ou 1,6%, para 65,05 dólares/barril, após tocar a marca de 67,98 dólares, mais alto patamar desde outubro de 2018.

Antes da queda desta segunda, Brent e WTI acumulavam quatro sessões consecutivas de ganhos.

“A situação evaporou quando se tornou óbvio que não houve danos à maior instalação de petróleo do mundo”, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia do Mizuho.

Mesmo assim, nesta segunda-feira os EUA expressaram alerta de “ameaças genuínas de segurança” à Arábia Saudita, afirmando que vão analisar um aumento no suporte à defesa saudita.

“Essa atividade merece algum prêmio geopolítico mais elevado”, disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates em Galena, Illinois.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.