Mercados

Petróleo Brent recua 2% com previsão de superávit e vírus na China ofuscando interrupções na Líbia

22 jan 2020, 19:31 - atualizado em 22 jan 2020, 19:31
Petróleo
O petróleo Brent terminou a sessão em queda de 1,38 dólar, ou 2,1%, a 63,21 dólares por barril, enquanto o petróleo nos Estados Unidos recuou 1,64 dólar (Imagem: Unsplash/@zburival)

Os preços do petróleo caíram mais de 2% nesta quarta-feira, com o superávit previsto pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) para o mercado e preocupações com a demanda em meio ao surto de coronavírus na China ofuscando interrupções de produção na Líbia.

O petróleo Brent terminou a sessão em queda de 1,38 dólar, ou 2,1%, a 63,21 dólares por barril, enquanto o petróleo nos Estados Unidos recuou 1,64 dólar, ou 2,8%, para 56,74 dólares o barril.

O diretor-executivo da IEA, Fatih Birol, disse esperar que o mercado registre um superávit de 1 milhão de barris por dia no primeiro semestre deste ano.

“Os preços do petróleo continuam muito baseados em preocupações com um excesso de oferta, e o ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz, não ofereceu qualquer sinal de otimismo quanto aos cortes de produção da Opep+ serem estendidos para além de março”, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA.

Os mercados também tiveram no radar o surgimento de um novo coronavírus na China pouco antes do feriado de Ano Novo Lunar no país, avaliando um possível impacto da pandemia sobre o crescimento econômico global.

“O coronavírus na China provavelmente resultará em restrições a viagens, o que pode afetar a demanda por petróleo durante o período de pico de deslocamentos no país”, afirmou Moya.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.