Internacional

PIB argentino sofre queda histórica de 19,1% no 2º tri

22 set 2020, 16:52 - atualizado em 22 set 2020, 16:52
Argentina Bandeira América Latina
Antes o primeiro trimestre de 2020, o PIB caiu 16,2%, conforme dados com ajuste sazonal (Imagem: Reuters/Marcos Brindicci)

O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina contraiu a uma taxa histórica de 19,1% no segundo trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior, informou a agência oficial de estatísticas do país (Indec) nesta terça-feira.

No primeiro trimestre de 2002, a economia havia desabado 16,3%.

Os números da agência para o segundo trimestre vieram ligeiramente melhores que as expectativas do mercado. Pesquisa da Reuters estimou retração média de 19,9% para o PIB no período de abril a junho.

O PIB foi fortemente afetado pelo isolamento obrigatório decretado pelo governo em face da pandemia do coronavírus naquele período, aprofundando a recessão econômica que atravessa a Argentina pelo terceiro ano.

O governo mantém desde 20 de março um isolamento social e obrigatório, a fim de retardar a disseminação da Covid-19, embora tenha flexibilizado as restrições para amenizar o impacto na economia.

Antes o primeiro trimestre de 2020, o PIB caiu 16,2%, conforme dados com ajuste sazonal.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.