Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

PIB do 1º trimestre cresce 1,0% na comparação com mesmo período de 2020

01/06/2021 - 9:09
Boi Pecuária de corte Agronegócio
Locomotiva: agronegócio puxou o resultado, com alta de 5,2% sobre o ano passado (Imagem: Embrapa/ Márcia Silveira)

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 1,0% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, sem ajuste sazonal. Em valores correntes, o PIB somou R$ 2 trilhões. Como em outros períodos, o agronegócio puxou o resultado, com alta de 5,2% na mesma base.

A indústria apresentou crescimento de 3%. O setor de serviços também registrou uma leve queda de 0,8%. Os investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo, dispararam 17%, também sem ajustes sazonais.

O consumo das famílias recuou ,17%, e o consumo do governo caiu 4,9%, com o fim do pagamento do auxílio emergencial.

Crescimento na margem

Na comparação com o quarto trimestre de 2020, o PIB do primeiro trimestre cresceu 1,2% no primeiro trimestre, com ajuste sazonal. O agronegócio foi o destaque, com alta de 5,7% na mesma base.

A indústria apresentou leve crescimento de 0,7%. O setor de serviços também registrou uma pequena alta de 0,4%. Os investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo, subiram 4,6%, também com ajustes sazonais. O consumo das famílias recuou 0,1%, e o consumo do governo caiu 0,8%.

Veja o relatório das contas nacionais publicado pelo IBGE.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 01/06/2021 - 9:29

Cotações Crypto
Pela Web