Economia

PIB melhor reforça expectativa de fluxo e ampara cenários para taxa de câmbio

03 dez 2019, 17:44 - atualizado em 03 dez 2019, 17:44
O investimento direto no país (IDP) deverá subir de 75 bilhões de dólares para 80 bilhões de dólares (Imagem: Pixabay)

Os números melhores da economia brasileira no terceiro trimestre divulgados nesta terça-feira trouxeram algum alento ao cenário para a taxa de câmbio, conforme fortaleceram a narrativa de que a volta do crescimento atrairá mais fluxos e beneficiará o real.

Sinal disso, a moeda brasileira operava em alta nesta terça-feira, destaque num dia negativo para pares emergentes diante da aversão a risco ditada por incertezas comerciais.

A expectativa de retorno de ingresso de capital com uma economia em aceleração tem se tornado um fator-chave nas discussões sobre o câmbio, à medida que outros elementos de influência sobre esse ativo –como diferencial de juros e preços de commodities– têm jogado contra a moeda brasileira.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo. Pesquisa Reuters mostrava expansão de 0,4%, segundo mediana das projeções de 19 analistas.

Pela Focus, o mercado prevê crescimento de 0,99% do PIB em 2019 e aceleração para 2,22% no próximo ano. Também pela sondagem do Banco Central, o dólar cairia de 4,10 reais ao fim de 2019 para 4,01 reais no término de 2020.

Enquanto o déficit em transações correntes e o saldo da balança comercial devam piorar de um ano para o outro, o investimento direto no país (IDP) deverá subir de 75 bilhões de dólares para 80 bilhões de dólares, apontam as projeções, sinalizando maior atratividade do Brasil conforme a economia ganha tração.

Nesse contexto, analistas lembram que, para além do maior ritmo da atividade, o Brasil deverá ser uma das poucas grandes economias a mostrar “delta” positivo de crescimento, o que o coloca ainda em mais destaque aos olhos do estrangeiro e, portanto, pode atrair mais capital ao mercado doméstico.

Dentro do G20, apenas Turquia (+2,737 pontos percentuais), Arábia Saudita (+2,017 pontos) e Argentina (+1,78 ponto) terão variação de crescimento mais acentuada que a do Brasil (+1,164 ponto) entre 2019 e 2020, com base em estimativas mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI). Contudo, os dois primeiros devem registrar crescimento inferior ao do Brasil em 2019, enquanto a Argentina continuará em recessão em 2020.

A economia dos Estados Unidos, por exemplo, se expandirá 0,261 ponto menos em 2020 do que o previsto para 2019.

“Se olharmos para a economia americana, vemos que está mais perto do fim de ciclo, enquanto a do Brasil está apenas começando. Isso faz diferença em termos de decisão de investimento”, disse Bruno Marques, gestor dos fundos multimercados da XP Asset.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retomada do fluxo

Alguns dados começam a indicar uma possível virada em termos de volta de investimento estrangeiro e fluxo cambial ao país.

Depois de acumular saldo negativo de 40,836 bilhões de dólares em 12 meses até outubro –um recorde negativo desde pelo menos a década de 1980–, o fluxo de câmbio contratado ao Brasil reduz esse déficit em novembro para 35,381 bilhões de dólares.

Apesar de ser um déficit ainda preocupante, o número representa a primeira melhora mensal nessa métrica desde fevereiro –e apenas a segunda do ano.

“O Brasil ainda é extremamente atrativo. O setor privado tem se tornado atrativo”, disse Bernardo Zerbini, um dos responsáveis pela estratégia da gestão macro da gestora AZ Quest.

O cenário-base do mercado é que o programa de privatizações e concessões do governo ganhe força em 2020, depois de um 2019 aquém do esperado. O governo já anunciou que visa um projeto de lei para aceleração de privatizações.

“A agenda de fluxos é bastante positiva para os próximos 12 meses. Quanto mais a economia crescer, mais interesse vai haver nesse fluxo de privatização, de investimento real”, acrescentou Zerbini.

Desempenho melhor, mas valorização em xeque

Apesar de concordarem que a intensificação do crescimento econômico em 2020 é favorável ao real, os analistas consultados ponderaram que isso não necessariamente significa apreciação da taxa de câmbio.

O Itaú Unibanco, por exemplo, ainda estima dólar em 4,15 reais ao fim de 2020, acima dos 4,00 reais esperados para o fim deste ano.

“O fluxo é importante, mas ele convive com outras variáveis em termos de taxa de câmbio. Mas ele pode indicar se o real terá uma performance superior ou inferior a seus pares”, disse Luka Barbosa, responsável pela cobertura de atividade econômica no Brasil do Itaú.

Desde 2009, o real tem tido variação anual média de -7,5%, em termos nominais, enquanto o Brasil mostra crescimento anual médio de 1,18%. Já o índice MSCI de moedas emergentes tem no período variação anual média de -0,7%, e as economias emergentes tiveram expansão anual média de 4,9%.

“Não estamos falando mais de dólar a 3,50 reais, 3,60 reais. Acho difícil. O real está estruturalmente mais fraco, mas o desempenho da economia pode servir de alento ao câmbio”, disse Zerbini, da AZ Quest.

reuters@moneytimes.com.br