Economia

PicPay eleva projeção para o crescimento do PIB em 2025 para 2,2%

19 maio 2025, 15:32 - atualizado em 19 maio 2025, 15:32
pib brasil picpay
(Imagem: Rmcarvalho/Getty Images)

O PicPay elevou suas estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025, de 1,6% para 2,2%. A projeção de 2026 também foi reajustada, de 1,5% para 1,7%.

De acordo com Ariane Benedito, economista-chefe do PicPay, a revisão se baseia em sinais positivos captados por pesquisas setoriais, apesar de um ambiente externo que continua desafiador e limita as perspectivas globais e domésticas.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Segundo o PicPay, a resiliência do mercado de trabalho formal é um dos principais motores por trás da mudança. As estimativas dessazonalizadas indicam que a taxa de desemprego no trimestre móvel encerrado em março deve atingir 6,4%, marcando uma nova mínima histórica.

Além disso, os salários reais médios continuam em trajetória de crescimento interanual e apresentaram alta marginal em fevereiro. Este cenário de elevado nível de ocupação e massa salarial em máximas históricas tem sido fundamental para sustentar a demanda interna, disse.

Em linha com esses dados, o PicPay revisou a projeção para o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2025 de 1,2% para 1,5%.

Desempenho de setores em 2025, segundo o PicPay

De acordo com as estimativas do PicPay, o setor de serviços deve manter um desempenho positivo no primeiro trimestre, com crescimento estimado em 0,4%, apesar de uma ligeira desaceleração na indústria (0,1%).

No agronegócio, as condições climáticas favoráveis, com boas chuvas, reforçam a expectativa de uma safra recorde em 2025. A estimativa é que o setor agropecuário cresça expressivos 11,7% no 1T25.

Além disso, indicadores de alta frequência têm superado as expectativas. A liberação de crédito consignado com lastro no FGTS, somada à antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, foram fatores que impulsionaram a projeção para o PIB do segundo trimestre de 2025, de 0,2% para 0,5%.

Apesar da melhora nas projeções, a tendência anual ainda é de desaceleração da atividade, mas em um ritmo menos intenso do que o anteriormente previsto, avalia o PicPay. A maior resiliência observada no primeiro semestre, combinada à força inercial da economia, foram determinantes para a revisão da projeção anual, disse.

No entanto, há preocupações futuras para o setor agropecuário, diante do enfraquecimento do ciclo atual e do ambiente internacional incerto, que, na avaliação da instituição, pode impactar negativamente os preços das commodities, um ponto sensível dada a relevância do setor para a atividade econômica e as receitas fiscais via setor externo.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar