Economia

Pis/Pasep: Como consultar e sacar o dinheiro liberado pela Caixa

09 jun 2023, 15:22 - atualizado em 09 jun 2023, 15:22
Rita Serrano
Caixa libera R$ 25,4 bilhões do Pis/Paesp para trabalhadores (Imagem: Divulgação/Caixa Seguridade)

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (9) que R$ 25,4 bilhões poderão ser sacados por trabalhadores com saldo de cotas do Pis/Pasep até o dia 5 de agosto. Segundo o banco, há 10,5 milhões de brasileiros aptos para fazer o resgate dos recursos.

Os valores podem ser sacados pelo aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não sendo necessário comparecer às agências da Caixa. Finalizado o período do saque, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional.

Nesse caso, os interessados terão até cinco anos para fazer uma nova solicitação de retirada à União, na forma a ser divulgada em portaria conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento e Orçamento.

Desde a publicação da Medida Provisória 946/2020,a qual transferiu os recursos para o FGTS, o saque integral das cotas Pis/Pasep está disponível aos titulares ou beneficiários legais, em caso de titular falecido.

  • CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda a sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do YouTube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!

Como consultar e sacar

Para viabilizar o acesso aos recursos do Pis/Pasep pelos trabalhadores, a Caixa desenvolveu uma jornada 100% digital por meio do aplicativo FGTS, apresentando aos titulares de cotas, na tela principal do aplicativo, a informação de saldo disponível para saque.

Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do Pis/Pasep”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “Pis/Pasep – Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.

Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta Pis/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.