Economia

Pis/Pasep: Como consultar e sacar o dinheiro liberado pela Caixa

09 jun 2023, 15:22 - atualizado em 09 jun 2023, 15:22
Rita Serrano
Caixa libera R$ 25,4 bilhões do Pis/Paesp para trabalhadores (Imagem: Divulgação/Caixa Seguridade)

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (9) que R$ 25,4 bilhões poderão ser sacados por trabalhadores com saldo de cotas do Pis/Pasep até o dia 5 de agosto. Segundo o banco, há 10,5 milhões de brasileiros aptos para fazer o resgate dos recursos.

Os valores podem ser sacados pelo aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não sendo necessário comparecer às agências da Caixa. Finalizado o período do saque, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional.

Nesse caso, os interessados terão até cinco anos para fazer uma nova solicitação de retirada à União, na forma a ser divulgada em portaria conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento e Orçamento.

Desde a publicação da Medida Provisória 946/2020,a qual transferiu os recursos para o FGTS, o saque integral das cotas Pis/Pasep está disponível aos titulares ou beneficiários legais, em caso de titular falecido.

  • CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda a sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do YouTube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!

Como consultar e sacar

Para viabilizar o acesso aos recursos do Pis/Pasep pelos trabalhadores, a Caixa desenvolveu uma jornada 100% digital por meio do aplicativo FGTS, apresentando aos titulares de cotas, na tela principal do aplicativo, a informação de saldo disponível para saque.

Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do Pis/Pasep”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “Pis/Pasep – Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.

Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta Pis/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar