Pagamentos

Pix Automático e Pix Agendado: Qual a diferença entre os tipos de pagamento?

11 dez 2023, 14:45 - atualizado em 11 dez 2023, 14:45
pix agendado ou automatico
O Pix Automático e o Pix Agendado estarão disponíveis gratuitamente para todos os usuários até 24 de outubro (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Banco Central anunciou que as novas modalidade do Pix estarão disponíveis a partir de outubro de 2024.  Agora, será possível agendar previamente seus pagamentos com o Pix Automático e o Pix Agendado.

Apesar de ambas já estarem disponíveis em alguns bancos, a partir do ano que vem, a função será obrigatória em todas as instituições financeiras.

O Banco Central avalia que, com a ajuda do Pix, os agendamentos de pagamentos ficarão mais acessíveis às pessoas. “O Pix Automático irá facilitar cobranças recorrentes e, como foi desenhado de forma flexível e parametrizável, poderá ser utilizado como forma de recebimento por grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação”, apontou o BC.

Como vai funcionar o Pix Automático?

A funcionalidade do Pix Automático é muito parecida com o já conhecido débito automático, no qual as informações de pagamento são fornecidas por quem irá receber o valor, que deve ser obrigatoriamente pessoa jurídica.

O Pix Automático não haverá cobrança de tarifa para pessoas física e será obrigatória a disponibilidade nos bancos. Já para as empresas, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira e se os bancos querem ou não ofertar o serviço.

Como vai funcionar o Pix Agendado?

A funcionalidade é basicamente a mesma; a diferença fica por conta de quem fornece as informações de pagamento, que no caso deve ser quem irá realizar o envio do valor. O Pix Agendado poderá, nesse caso, ser enviado tanto para pessoa física quanto jurídica. Por exemplo, poderá ser utilizado para pagamento de mesada, aluguel, serviços e outros.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
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