Política

PL para acelerar privatizações será apresentado na próxima semana

15 nov 2019, 12:01 - atualizado em 13 nov 2019, 17:49
Brasília Congresso
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Por Paula Salati/Investing.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo irá enviar um projeto de lei (PL) ao Congresso, na próxima semana, para acelerar o programa de privatizações, confirmou o Diretor Federal de Programas de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, ao Investing.com.

Atualmente, uma desestatização demora de dois a três anos para ocorrer e a ideia do governo é diminuir esse tempo de forma que as vendas dos ativos ocorram bem antes de 2022, quando se encerra o mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Lorenzon preferiu não dar detalhes de como será o PL, mas assegurou que o projeto será apresentado na semana que vem.

“Hoje o STF [Supremo Tribunal Federal] entende que é preciso criar uma lei para desestatizar um ativo. Porém a gente entende que a legislação do PND [Plano Nacional de Desestatização] já daria conta disso”, comenta Lorenzon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para uma estatal ser privatizada, ela também precisa ser inclusa no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), no PND e ser modelada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Só depois disso ela pode ser vendida à iniciativa privada.

Leilão do pré-sal

Lorenzon disse ainda que a frustração com os os dois leilões do pré-sal na semana passada não indica receio do investidor estrangeiro com relação ao Brasil. “O que aconteceu no leilão da cessão onerosa em si ratifica a posição que o ministro [da Economia] Paulo Guedes já tinha: a de que o modelo de partilha não é ideal”, destacou.

“Eu não posso dar mais detalhes do que o governo vai propor de mudança neste modelo e nem quando isso será feito. Mas posso assegurar que nós sabemos exatamente o que precisa que ser alterado”, ressaltou.

Compartilhar

investing@moneytimes.com.br