Petróleo

PL pede ao STF que derrube o imposto de 9,2% sobre exportação do petróleo, diz jornal

08 mar 2023, 18:22 - atualizado em 08 mar 2023, 18:22
Preços do petróleo imposto exportação PL Partido Liberal STF
Imposto sobre exportação do petróleo é apontado como inconstitucional pelo partido (Imagem: REUTERS/Stringer/Archivo)

O PL (Partido Liberal) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a exclusão do artigo que cria o imposto sobre exportação de petróleo, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. Para o partido, este é um imposto arrecadatório e, sendo assim, inconstitucional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O artigo foi incluído na Medida Provisória (MP 1.163/2023) que aprovou a reoneração dos combustíveis.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Segundo a coluna, a ação aponta ainda que os Estados produtores terão perdas com o novo tributo e haverá um aumento da insegurança jurídica, que pode afastar investidores do país.

O questionamento ganha ares de briga política, quando se lembra que o PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado pelo atual ocupante do Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de outubro.

Imposto de exportação do petróleo: Entenda o caso

O tributo de 9,2% sobre a exportação do petróleo bruto tem o intuito de compensar perdas de arrecadação pelo governo federal, uma vez que a reoneração de gasolina etanol não foi total.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em coletiva sobre a MP, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a decisão pela reoneração foi adotada com a intenção de recompor o orçamento público.

“Estamos com o compromisso de recuperar as receitas que foram perdidas no processo eleitoral por razões demagógicas”, disse o ministro.

Haddad explicou também que, para compensar a diferença da tributação passada e a atual, o Ministério de Minas e Energia decidiu aplicar o imposto de exportação sobre óleo cru, passando de zero para 9,2%.

A medida ficará em vigor por quatro meses e, posteriormente, deve ser votada pelo Congresso Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reoneração dos combustíveis

No começo do ano, Lula assinou uma Medida Provisória que mantinha a desoneração dos combustíveis promovida pelo governo de Jair Bolsonaro até o dia 28 de fevereiro, quando, então, foi anunciada nova MP que definiu o retono do Pis e Cofins sobre a gasolina e o etanol, bem como o retorno do imposto sobre exportação do petróleo.

A equipe do Ministério da Fazenda calcula que a reoneração vai garantir R$ 28,9 bilhões aos cofres públicos em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar