Eleições

Placar de nomeações: Bolsonaro ou Lula poderá nomear dois ministros do STF e mexer no tabuleiro

19 out 2022, 18:29 - atualizado em 19 out 2022, 18:29
Congresso (STF)
Ministros do STF podem ocupar as cadeiras até completar 75 anos (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por 11 juízes que, apesar de não terem relação com o poder executivo, são chamados de ministros. Nomeados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado Federal, os ministros são a chamada última instância do poder judiciário brasileiro e se responsabilizam por decisões que nortearão os demais juízes, além de julgar questões de constitucionalidade, casos de pessoas com o chamado foro privilegiado e, em último caso, dar a palavra final sobre toda e qualquer ação que possa chegar em suas mãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem um mandato com prazo definido, os ministros podem ocupar as cadeiras até completar 75 anos. Por isso, a escolha de seus nomes é muito importante, não só para os presidentes, como para toda a sociedade.

No último debate, realizado pela Band entre os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o tema da escolha de novos nomes e a quantidade de membros no STF foi novamente citado. Atual presidente, Bolsonaro tem tido dificuldade com a corte e já explicitou sua vontade em nomear novos juízes – e até mesmo mexer na composição atual.

Placar de nomeações entre os presidentes

Dos atuais 11 ministros, Bolsonaro, atual presidente, nomeou Kassio Nunes Marques e Andre Mendonça. Já o ex-presidente Lula, em seus dois mandatos, fez três nomeações, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Dilma Rousseff, que sucedeu Lula, é quem tem mais nomeações, com quatro, sendo Rosa Weber, Luis Roberto Barroso, Luiz Fux e Edson Fachin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Completam a lista Gilmar Mendes, indicado por Fernando Henrique Cardoso, e Alexandre de Moraes, indicado por Michel Temer.

Próximo presidente tem pelo menos duas vagas para indicar

Com o limite de idade de 75 anos para ministros do STF, o próximo presidente terá ao menos mais duas vagas para preencher. Isso porque a atual presidente do tribunal Rosa Weber e Ricardo Lewandowski se aposentam em 2023.

  • Ministra Rosa Weber – 19 de dezembro de 2011 até 2023
  • Ministro Roberto Barroso –  26 de junho de 2013 até 2033
  • Ministro Gilmar Mendes – 20 de junho de 2002 até 2030
  • Ministro Ricardo Lewandowski – 16 de março de 2006 até 2023
  • Ministra Cármen Lúcia – 21 de junho de 2006 até 2029
  • Ministro Dias Toffoli – 23 de outubro de 2009 até 2042
  • Ministro Luiz Fux – 3 de março de 2011 até 2028
  • Ministro Edson Fachin – 16 de junho de 2015 até 2033
  • Ministro Alexandre de Moraes – 22 de março de 2017 até 2043
  • Ministro Nunes Marques – 5 de novembro de 2020 até 2047
  • Ministro André Mendonça – 16 de dezembro de 2021 até 2047

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar