Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Planalto exonera de vice-liderança do governo senador que escondeu dinheiro na cueca

15/10/2020 - 13:26
Senador Chico Rodrigues
Em conversa com apoiadores, ao sair do Alvorada na manhã desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que não existe corrupção no seu governo e que a operação que atingiu Chico Rodrigues era um orgulho (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

O Palácio do Planalto exonerou o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) da vice-liderança do governo no Senado na manhã desta quinta-feira, depois de Rodrigues ter sido pego em uma operação da Polícia Federal com dinheiro escondido na cueca

A dispensa foi publicada em edição extra do Diário Oficial e informa que a exoneração foi a pedido do senador. Não foi apontado ainda um substituto.

A dispensa foi confirmada em nota pela Secretaria de Comunicação da Previdência, citando o envolvimento no senador em uma investigação que apura o desvio de 20 milhões de reais na Saúde.

Mais cedo uma fonte disse à Reuters que Rodrigues sairia da vice-liderança por não ter mais condições de ficar no cargo depois da operação da PF, “um fato lamentável sob todos os aspectos.”

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

Em conversa com apoiadores, ao sair do Alvorada na manhã desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que não existe corrupção no seu governo e que a operação que atingiu Chico Rodrigues era um orgulho, mas não citou diretamente o senador.

Chico Rodrigues
Mais cedo uma fonte disse à Reuters que Rodrigues sairia da vice-liderança por não ter mais condições de ficar no cargo depois da operação da PF, “um fato lamentável sob todos os aspectos” (Imagem: Agência Senado/Pedro França)

“Parte da imprensa me acusando do cara ser meu amigo, eu coloquei como vice-líder e que eu não combato a corrupção. Vamos deixar bem claro, essa operação da Polícia Federal de ontem, como metade das operações, foi em conjunto com Controladoria-Geral da União. Ou seja, nós estamos combatendo a corrupção. Não interessa quem seja a pessoa suspeita”, disse Bolsonaro quando perguntado sobre a operação em Roraima.

O presidente destacou que algumas pessoas acham que toda corrupção tem a ver com o Executivo.

De acordo com outra fonte, durante a operação de quarta-feira, que apurava desvios de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares para uso no combate à pandemia de Covid-19, Rodrigues foi encontrado pelos policiais com dinheiro escondido nas nádegas.

Ao comentar o caso, o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu que Rodrigues se afastasse voluntariamente da vice-liderança do governo.

“Seria bom se ele se afastasse voluntariamente. Até para se defender das acusações mais livremente”, disse.

Mourão também concordou com o presidente ao dizer que o senador Rodrigues não pode ser considerado membro do governo, mas uma “linha auxiliar”, e que seria diferente se fosse um caso de corrupção envolvendo um ministro ou membro do primeiro escalão do governo.

O vice-presidente afirmou ainda que o caso é uma demonstração de que não há interferência do presidente na PF. “Se a pessoa está medida em uma atividade ilegal a PF tem toda liberdade para agir”, disse.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 15/10/2020 - 13:26

Pela Web