Agronegócio

Plantio de soja 19/20 no Paraná vai a 65% da área e dá sinal favorável a milho

29 out 2019, 15:37 - atualizado em 29 out 2019, 15:37
milho soja agronegócio
 Deral acredita que a semeadura da oleaginosa deve registrar nova firme aceleração nesta semana (Imagem: REUTERS/Daniel Acker)

O plantio de soja 2019/20 no Paraná atingiu até segunda-feira 65% da área estimada, igualando-se ao ritmo da temporada anterior e abrindo a possibilidade de uma melhor janela para a semeadura da segunda safra de milho, disse nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).

Com chuvas mais regulares em todo o Paraná, os agricultores foram a campo nos últimos dias e conseguiram normalizar o plantio, que saltou 20 pontos percentuais em relação à semana passada, após um início lento na temporada com a escassez de umidade limitando os cultivos.

O Deral acredita que a semeadura da oleaginosa deve registrar nova firme aceleração nesta semana, uma vez que precipitações benéficas entre o fim de semana e a segunda-feira tendem a impulsionar os trabalhos especialmente nas regiões sul e oeste.

“O pessoal vai plantar o máximo que conseguir, com grande ritmo nos próximos dias”, disse Edmar Gervásio, analista do Deral.

O órgão prevê uma safra de 19,8 milhões de toneladas de soja em 2019/20, próxima do recorde de 19,9 milhões de toneladas registrado em 2016/17.

Gervásio, porém, prefere manter os pés no chão, afirmando que o cenário é normal. “Ainda não dá para dizer que (a safra) vai atingir o recorde, só nesta semana ela passou dos 50% de plantio”, disse.

Janela aberta para o milho

O alívio no plantio de soja tende a liberar a janela para a “safrinha” de milho, que pode registrar um aumento na área semeada e até mesmo atingir um recorde de produção na próxima colheita, de acordo com previsões do Deral.

“O pessoal que estava mais atrasado, como o oeste, ainda pode sofrer com a janela pro milho ‘safrinha’… Mas há a expectativa de um aumento de área para o milho ‘safrinha’, com 2,4 milhões de hectares, e talvez um recorde de produção em condições normais”, afirmou Gervásio.

Para que isso se concretize, o analista disse ser necessário um desenvolvimento melhor e uma tentativa de colheita antecipada para a soja, visando diminuir o risco de impacto por geadas no milho.

O plantio da segunda safra de milho em geral ocorre no início de cada ano, após a colheita da soja.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.