Internacional

PMI fabril da China deve cair à mínima desde 2009 com diminuição da produção por coronavírus

28 fev 2020, 13:15 - atualizado em 28 fev 2020, 13:15
Fabrica China
Dados oficiais mostraram que os níveis de produção das pequenas e médias empresas chinesas (Imagem: REUTERS/Lang Lang)

A atividade no vasto setor manufatureiro da China provavelmente encolheu em fevereiro no ritmo mais rápido desde a crise financeira global, num mês em que o coronavírus suspendeu grandes movimentações de mercadorias e pessoas na maior parte do país.

A projeção é que o Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China caia acentuadamente para 46 –nível não visto desde janeiro de 2009–, ante 50 do mês anterior, segundo a previsão feita com 25 economistas consultados pela Reuters. A marca neutra de 50 pontos separa crescimento de contração.

Dados oficiais mostraram que os níveis de produção das pequenas e médias empresas chinesas, um importante setor empregador, eram de apenas 32,8% até quarta-feira, enquanto a maioria dos trabalhadores migrantes –incluindo os de Hubei– ainda não retornaram ao trabalho.

Analistas dizem que Pequim está ciente das pressões depois de lançar uma série de medidas para apoiar a economia. O banco central da China afirmou que garantiria ampla liquidez por meio de cortes no depósito compulsório para os bancos e de uma redução significativa nos custos de financiamento para as empresas.

O índice de gerentes de compras (PMI) da Caixin/Markit para o setor privado manufatureiro chinês, previsto para domingo (de Brasília), também deve apresentar contração semelhante, para 45,7, em comparação a 51,1 em janeiro.

Os PMIs oficiais dos setores manufatureiro e de serviços serão divulgados nesta sexta à noite (de Brasília).

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.