CryptoTimes

Polícia Federal (PF) deflagra Operação Decrypted contra fraudes em criptoativos que movimentaram US$ 2,6 milhões

26 ago 2025, 12:10 - atualizado em 26 ago 2025, 12:10
Polícia Federal
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Decrypted, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa responsável por fraudes eletrônicas em carteiras de criptoativos (wallets) e lavagem de dinheiro transnacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações tiveram início após informações repassadas pela agência norte-americana.

Ao longo de um ano de apurações no Brasil, a PF identificou pessoas vinculadas ao furto eletrônico de criptoativos no valor de aproximadamente US$ 2,6 milhões, subtraídos de carteiras mantidas em uma corretora de criptomoedas (exchange) sediada nos Estados Unidos.

  • LEIA TAMBÉM: 17 criptomoedas mais promissoras para investir agora: o Crypto Times reuniu todas em um e-book gratuito; cadastre-se para receber

Dados apontam a participação de indivíduos localizados no Brasil, especialmente no Maranhão.

Também foi constatada movimentação financeira incompatível com a capacidade econômica dos principais investigados, que recebiam elevados valores de provedoras de serviços de ativos virtuais (PSAVs), sem justificativa comercial ou negocial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens dos investigados, nas cidades de Imperatriz/MA, João Lisboa/MA, Palmas/TO e Goiânia/GO, autorizados pela Justiça Federal.

A ação é fruto de cooperação entre a Polícia Federal e o escritório da El Dorado Task Force da Homeland Security Investigations (HSI), em Nova York, representado pelo Oficialato de Ligação da PF naquela unidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

cryptotimes@moneytimes.com.br