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Ponte ligando Santos ao Guarujá é mais vantajosa para Ecorodovias e Santos Brasil

04 dez 2020, 16:51 - atualizado em 18 jan 2021, 19:01
Ponte Santos Guarujá
A proposta do governo paulista prevê uma ponte de 7,5 quilômetros de extensão, sendo 1,1 quilômetros de travessia em ponte pênsil (Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

Passaram-se décadas e a proposta de uma ligação entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, segue indefinida.

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A notícia mais recente dá conta que a Capitania dos Portos de Santos abrirá licitação dos interessados em elaborar um estudo de viabilidade econômica para a construção de um túnel.

O Governo do Estado de São Paulo também já apresentou um projeto para área, só que a ligação ocorreria por uma ponte.

Segundo a Ágora em relatório enviado a clientes, tanto no projeto do Governo Federal quanto no Estadual não é esperada uma parceria público-privada.

A proposta do governo paulista prevê uma ponte de 7,5 quilômetros de extensão, sendo 1,1 quilômetros de travessia em ponte pênsil e o restante em viadutos.

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“A construção da ponte poderia beneficiar a Ecorodovias (ECOR3), responsável pela obra, e a Santos Brasil (STBP3) pois a ponte frustraria os planos da BTP de expandir sua capacidade terminal”, afirmaram os analistas Victor Mizusaki e Ricardo França.

Santos Brasil pode ter Ebitda de R$ 313 milhões em 2021

Mais cedo, a Ágora divulgou um novo preço-alvo da Santos-Brasil de R$ 10, elevado pelo Bradesco BBI.

De acordo com a corretora, a companhia é atualmente negociada a patamares atraentes – 11,5 vezes o EV/Ebtida (valor da empresa sobre Ebitda) para 2021, representando um desconto de 28% em relação a sua média histórica.

A Santos Brasil está em negociações para a renovação do contrato com a transportadora marítima alemã Hamburg Süd. Na avaliação da Ágora, o novo acordo poderia levar a um crescimento expressivo do Ebitda de 2021 a R$ 313 milhões, volume 26% maior em relação às estimativas do consenso.

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“Acreditamos que não há outro player com capacidade ociosa no Porto de Santos para atender totalmente a Hamburg Süd”, destacam os analistas.

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Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.