Eleições

Popularidade de Lula cai abaixo do mínimo histórico para reeleição, diz UBS; cenário lembra o de Bolsonaro em 2021

07 jul 2025, 15:51 - atualizado em 07 jul 2025, 15:51
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O UBS destaca que apesar da popularidade estar muito abaixo do necessário para vencer as eleições, o ano de campanha eleitoral tende a turbinar os números (REUTERS/Adriano Machado)

Pesquisas recentes apontam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convive com uma crescente queda de popularidade. Segundo o agregador de pesquisas do UBS, considerando os principais institutos, a popularidade do governo caiu para cerca de 26% em junho.

A aprovação do petista está bem abaixo dos 37% observados como mínimo para governos que conseguiram se reeleger ou eleger um sucessor desde os anos 1990. A situação é semelhante à do ex-presidente Jair Bolsonaro em meados de 2021.

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O UBS destaca que apesar da popularidade estar muito abaixo do necessário para vencer as eleições, o ano de campanha eleitoral tende a turbinar os números. Foi assim com o próprio Bolsonaro, que conseguiu chegar aos 49,1% dos votos no segundo turno.

Os analistas afirmam que é comum observar uma melhora de 8 a 10 pontos percentuais na aprovação durante o ano eleitoral, possivelmente devido a fatores como aumento de gastos públicos, maior presença na mídia e ações de campanha.

Mesmo considerando a melhora esperada, a diferença atual indica que Lula precisaria conquistar pelo menos 11 pontos para alcançar o patamar mínimo observado em governos bem-sucedidos em se manter no poder em eleições passadas.

Dessa forma, os próximos meses serão decisivos para o governo, que terá dificuldades de conquistar a reeleição ou emplacar um sucessor se não mobilizar estratégias efetivas para recuperar popularidade.

Com base em mais de 40 anos de dados, o relatório reforça que a popularidade é um fator determinante para avaliar as chances eleitorais de um governo.

O banco considera dados do Datafolha, Ibope, MDA, Poder360, Quaest, Paraná Pesquisas e Futura.

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Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
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