Carteira Recomendada

Por que a Ativa não quer saber de Vale (VALE3) e Copel (CPLE6) para buscar dividendos em abril? Veja o que comprar

04 abr 2024, 18:30 - atualizado em 05 abr 2024, 11:22
vale dividendos
Ativa tira Vale e Copel da carteira recomendada de dividendos de abril. (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Ativa Investimentos fez duas alterações em sua carteira recomendada de dividendos para o mês de abril. Os analistas zeraram as posições em Vale (VALE3) e Copel (CPLE6) e incluíram Bradespar (BRAP4) e Auren (AURE3).

Segundo a corretora, a entrada de Bradespar no portfólio se dá pelo fato de a próxima data base para proventos ser já no dia 29 de abril. “Mantemos o risco de exposição ao setor de mineração, mas aumentaremos o yield da carteira”, explicam.

Em relação à Auren, os analistas acreditam que se trata de uma boa opção para dividendos em 2024, mesmo após mostrar apetite pela aquisição da AES (AESB3). A companhia segue buscando crescimento, mas essa busca é equilibrada à remuneração do investidor, dizem.

Além das novas integrantes, Banco do Brasil (BBAS3), BB Seguridade (BBSE3), Vivo (VIVT3), Banrisul (BRSR6), Petrobras (PETR4) e Taesa (TAEE11) compõem a seleção da Ativa.

No mês de março e no acumulado do ano, a carteira tem desempenho inferior ao Ibovespa (IBOV). O portfólio recua 4,9% e 3,9%, respectivamente, enquanto o índice de referência cai 0,71% e 1,2%.

Por que Vale e Copel deixaram a carteira da Ativa?

Segundo a Ativa, Vale sai do portfólio de abril, pois a próxima distribuição regular deve ocorrer apenas em setembro.

Em março, a mineradora distribuiu proventos de R$ 2,74 por ação.

Já em relação a Copel, a venda Compagas poderia contribuir para o aumento da distribuição de proventos, mas a companhia afirmou que não irá vender a qualquer preço.

“Estamos retirando o papel e buscaremos nos expor ao setor elétrico com uma empresa que, atualmente, dispõe de maior capacidade de pagar mais dividendos de forma recorrente”, dizem os analistas.

Veja a carteira de dividendos de abril

Empresa Ticker Peso
Banco do Brasil BBAS3 12,50%
BB Seguridade BBSE3 12,50%
Banrisul BRSR6 12,50%
Auren AURE3 12,50%
Petrobras PETR4 12,50%
Taesa TAEE11 12,50%
Bradespar BRAP4 12,50%
Vivo VIVT3 12,50%

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.