BusinessTimes

Por que dá para ficar confiante com Pague Menos? Veja 4 motivos

09 set 2021, 18:56 - atualizado em 09 set 2021, 18:56
Pague Menos
A alta da ação da Pague Menos reflete a capacidade da companhia de entregar resultados robustos em meio às incertezas do momento (Imagem: Reprodução/Pague Menos)

O BB Investimentos reforçou a recomendação de compra para a ação da Pague Menos (PGMN3) e revisou o preço-alvo para R$ 16,90 ao fim de 2022, incorporando os resultados do primeiro semestre de 2021 e as novas projeções de abertura de lojas.

Os papéis da rede de farmácias acumulam valorização de mais de 40% desde o começo do ano, e não por acaso: na opinião dos analistas, a alta da ação reflete o bom desempenho do mercado e a capacidade da companhia de entregar resultados robustos em meio às incertezas do momento.

“A nosso ver, as perspectivas para a Pague Menos são positivas, não apenas pela resiliência do mercado de varejo farmacêutico e pelas tendências seculares de envelhecimento populacional e maior preocupação com a saúde, mas também por conta de a companhia já ter mostrado sinais inequívocos de que as iniciativas implementadas ao longo dos últimos anos estão proporcionando outro patamar de vendas e rentabilidade”, comentou Georgia Jorge, autora do relatório divulgado na segunda-feira e obtido pelo Money Times.

A tese de investimento positiva da Pague Menos é baseada em quatro pontos: (i) a liderança nas regiões Norte e Nordeste; (ii) a retomada da expansão orgânica via inauguração de novas lojas; (iii) o incremento de vendas e rentabilidade por meio da maturação das iniciativas tomadas para reestruturação do modelo de negócios; e (iv) o desenvolvimento do hub de saúde online, com integração de telemedicina, atendimento por farmacêuticos da Clinic Farma e plataforma de marketplace.

Aquisição da Extrafarma

A Pague Menos está em processo de incorporação da Extrafarma (adquirida em maio deste ano), que deve agregar 402 lojas e quatro centros de distribuição adicionais à estrutura atual da companhia.

Os esforços para fazer o negócio deslanchar permitirão também a captura de sinergias relevantes à Pague Menos. As melhorias operacionais vão desde otimização na área de logística a um melhor sortimento de produtos e serviços, vendas digitais e nivelamento de condições comerciais, além da otimização de despesas indiretas.

O BB Investimentos ressaltou que a aquisição da Extrafarma ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A conclusão do negócio está prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2022.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.