Money Times Entrevista

Por que é errado investir com base no que diz Lula ou Bolsonaro, segundo a gestora Leblon

13 out 2022, 9:23 - atualizado em 13 out 2022, 9:23
Bandeira da campanha de Lula se sobrepõe a um veículo com a imagem de Bolsonaro
Apoiadora de Lula com bandeira durante carreata de apoio a Bolsonaro em Brasília (01/10/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino)

Em um momento em que proliferam recomendações de analistas com base em expectativas sobre as eleições, o co-gestor da Leblon Equities Marcelo Mesquita avalia que é um erro investir com base no que diz o ex-presidente Lula (PT) ou o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). 

“A decisão do investidor tem que ser baseada em fatos”, afirma ao Money Times o gerente de portfólio da gestora que administra R$ 2 bilhões. Para ele, os candidatos ao Planalto podem fazer um governo diferente do que o mercado espera. “Discurso eleitoral é muito desconectado do que uma pessoa faz”. 

Mesquita pondera a influência externa sobre a política econômica de um país. Se houver uma guerra, exemplifica, o governo teria de lidar com as eventuais consequências do conflito.

“Mas as empresas brasileiras bem geridas acham oportunidades de crescimento apesar de ambiente macro adverso”, afirma o sócio-fundador da Leblon. 

O gestor avalia que a economia local tem melhorado, mas diz que questão segue a de quão sustentável pode ser o crescimento do Brasil e reitera a visão do mercado de que a atual estrutura tributária e a administrativa são amarras para o país.

Ibovespa: sobe ou desce?

A Leblon fala na possibilidade de o Ibovespa chegar a 165 mil pontos, com base no nível de negociação das ações que compõem o índice – hoje a um múltiplo preço sobre lucro (P/L) de 7 vezes, enquanto a média histórica é de 15 vezes, destaca Mesquita. 

A alta da Bolsa dependeria de a taxa de juros real cair e de um otimismo maior com a economia, segundo ao gestor. Ao mesmo tempo, diz, existe a probabilidade “50/50” de o Brasil seguir caminhos opostos em política econômica.

“A gama do que pode ser feito de errado é enorme, principalmente em países como o nosso”, afirma, acrescentando que nenhum dos candidatos tem programa de governo. “Não dá para antecipar nada. O Ibovespa poderia, inclusive, cair ainda mais”.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar