Por que Lula não irá nomear um economista liberal como ministro?

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo pressionado por empresários e pelo mercado financeiro para divulgar, de forma antecipada, os prováveis nomes que farão parte da sua equipe econômica em um eventual terceiro mandato. Porém, ainda que a lista seja alvo de grandes especulações, as chances de ser um economista com viés liberal são nulas.
É o que avalia o cientista político e diretor do Instituto Brasilis, Alberto Carlos Almeida. Para ele, há “zero chance” de Lula ter um economista liberal no Ministério da Economia (ou da Fazenda, caso o candidato, se eleito, volte à estrutura anterior da Pasta). E a razão é simples: “Em política não existe Papai Noel”.
Segue o fio
No Twitter, Almeida explica que 90% dos agentes econômicos que pedem a Lula por um economista liberal como ministro vão votar em Jair Bolsonaro (PL). Portanto, se o petista atender aos anseios do mercado e dos empresários, “eles votam em Bolsonaro e terão o que querem com Lula”. “Ganham com os dois resultados”.
(1/n) PORQUE LULA NÃO NOMEARÁ UM ECONOMISTA LIBERAL PARA O MIN. DA FAZENDA ?
1) 90% dos agentes econômicos que pedem isso para Lula vão votar em Bolsonaro. Se Lula fizer o que eles desejam, eles votam em Bolsonaro e terão o que querem com Lula, ganham com os dois resultados pic.twitter.com/mXBdwTx1b3— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É a política!
Almeida, que também é autor de vários livros sobre as eleições presidenciais no Brasil, lembra que Lula já informou publicamente mais de uma vez que o ministro da área econômica será político. “Para ele, a política não é um vídeo game no qual se escolhe o personagem e programa suas habilidades”, observa o cientista político.
(3/n)
conservador e sabe que deu certo um ministro político, do PT e de sua confiança. Foi Palocci em 2003. Lula acredita na frase do futebol de que “não se mexe em time que está ganhando”. Ou seja, ele ganhou com a fórmula Palocci, não há razão para mexer nela.
4) Economistas pic.twitter.com/4tDxkb5GNF— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse sentido, é mais provável o petista repetir a dose como foi com Antônio Palocci, em 2003, do que com Henrique Meirelles, autor da emenda do teto dos gastos no governo Temer.
(6/n)
imensa insensibilidade política caso seu objetivo seja ser ministro. Lula é contra o teto de gastos. Não vai colocar, portanto, como Min. da Fazenda quem o criou e ainda o defende. Imagina nos primeiros dias de governo Lula entrando em conflito com o Ministro da Fazenda. pic.twitter.com/rZERKSzt9t— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Papai Noel não existe
Segundo Almeida, se Lula nomear um economista liberal como ministro, essa nomeação seria feita pelo mercado, deixando o petista refém por quatro anos.
(9/n)
da economia. Nenhum problema até aqui. A questão surge quando Lisboa passa a atacar o PT publicamente. Lula quer evitar ao máximo coisas deste tipo (ele sabe que não é possível evitar totalmente): fazer a fama de alguém que depois se torna inimigo. Papai Noel não existe. pic.twitter.com/87rzwLTypB— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!