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Por que o Facebook poderia ter mudado o seu nome para Insta, não Meta

10 fev 2022, 13:59 - atualizado em 10 fev 2022, 13:59
Messenger Facebook
O Facebook tem declínio em relação à taxa de engajamento das publicações (Imagem: Shutterstock/A9 STUDIO)

Será que o Facebook tomou a decisão correta ao mudar o seu nome para Meta? Afinal, o metaverso ainda é uma aposta que traz prejuízos bilionários para a empresa, enquanto o Instagram, também sua empresa, supera o Facebook – que também perde usuários – em popularidade.

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No último trimestre de 2021, segundo estudo da Emplifi, foi registrada uma ascensão de engajamento das contas do Instagram e declínio nas contas do Facebook, um indicador de uma vantagem do Instagram sobre o Facebook quando se trata do engajamento de publicações de marcas.

De acordo com o levantamento, no Brasil, a vantagem do Instagram sobre o Facebook em relação aos conteúdos das marcas também é maior, isso porque, apesar do volume de atividades em ambas redes sociais ser parecido, o engajamento no Instagram é significativamente superior. 

engajamento
O engajamento no Instagram é significativamente superior do que no Facebook, mesmo com volume de atividades semelhante (Imagem: Emplifi)

Mundialmente, o Facebook passou por uma queda de 19% nas interações nas postagens, em relação ao mesmo período de 2020, o que somado à recente queda de usuários, ressalta o questionamento: É o início do fim para o Facebook?

Taxas de engajamento por setor 

Um destaque no estudo é a taxa de engajamento do setor de e-commerce e de varejo, sendo que no Facebook a taxa do varejo é de 22,4% e do e-commerce de 13,3%.

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No Instagram a taxa de engajamento no setor de e-commerce é de 41,5% e do varejo 14,3%. 

Ranking completo Facebook:

Varejo – 22,4%

E-commerce – 13,3%

Serviços – 9,5%

Moda – 7,4%

Alimentos – 5,9%

Automóveis – 5,4%

Finanças – 5,2%

Industrial – 5%

Outros – 25,7%

Ranking completo Instagram: 

E-commerce – 41,5%

Varejo – 14,3%

Moda – 13,9%

Serviços – 7,1%

Beleza – 7%

Finanças – 2,2%

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Eletrônicos – 2%

Alimentos – 1,6%

Outros – 10,4%

Esses dados são indicadores de que as redes sociais seguem consolidadas como plataformas de crescimento para marcas varejistas e negócios online, com o Instagram como principal rede dentre as pertencentes à Meta. 

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O que isso significa para as marcas?

As marcas de varejo e e-commerce tem com as redes sociais conexão com o público, espaço para ações de marketing, divulgação, consolidação da marca, campanhas, entre outras ações. Dessa forma, saber escolher entre o Instagram e o Facebook para melhorar o engajamento auxilia na criação de estratégias mais efetivas.

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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