Futebol

Porquinho cheio: Palmeiras lidera lista de líderes de consumo das torcidas do Brasil; veja top 5

13 dez 2023, 12:06 - atualizado em 13 dez 2023, 12:06
palmeiras torcidas
De acordo com estudo do Itaú, os palmeirenses foram os que mais realizaram compras relacionadas aos clubes entre todas as torcidas (Imagem: Divulgação/Palmeiras)

O Palmeiras oficializou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2023 na última quarta-feira (6), em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, definida apenas na rodada final e que foi chamada pelo clube de “Virada Heroica”.

Ao longo do campeonato e especialmente na reta final, as torcidas dos times de futebol exerceram um papel decisivo para apoiar os clubes na busca pela taça. Um estudo do Itaú Unibanco mostrou que a torcida do Palmeiras, além de comemorar o título, também figurou entre as campeãs de consumo.

De acordo com o levantamento, ao longo do torneio, os palmeirenses foram os torcedores que mais realizaram compras relacionadas aos clubes, em transações que englobam gastos com sócio-torcedor, estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado desta quarta-feira (13), saiba mais clicando aqui:

O estudo contempla as transações realizadas com cartões de crédito do Itaú entre janeiro e outubro de 2023.

Se considerados os seis clubes que ainda tinham chances de título na reta final do campeonato, a torcida do Palmeiras foi a que teve o maior número de compras em 2023, sendo responsável por 50% do total relacionado a esses times. O Flamengo vem em segundo lugar, com 27,6%, seguido de Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e RB Bragantino (1%).

Porém, considerado o valor total gasto pelos torcedores com os times, a disputa foi mais equilibrada, sendo o Palmeiras o vice-campeão, atrás apenas do Flamengo.

Os rubro-negros conquistaram a liderança no valor consumido pelos torcedores, com 35% do total gasto pelas torcidas em 2023, considerando os mesmos seis times. Por outro lado, o Palmeiras ficou com 30,6%, seguido de Atlético-MG, com 14,8%, Botafogo, com 10,8%, Grêmio, com 8,3%, e RB Bragantino, com 0,5% do total.

Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2022, o Flamengo teve queda no total gasto por seus torcedores, de 19,5%, enquanto o Palmeiras teve uma alta de 14,6.

Ainda em comparação com o ano anterior, a torcida do Palmeiras também apresentou crescimento de 13% no número de transações relacionadas ao clube, com um ticket médio de R$ 99 por transação.

“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, afirma Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.