Internacional

Prazo para estudo sobre nova hidrelétrica em Roraima é ampliado para até 2023

17 abr 2020, 14:12 - atualizado em 17 abr 2020, 14:12
Setor elétrico - energia
O novo cronograma frustra expectativas anteriores do governo de que a usina pudesse ter a concessão licitada em 2021 (Imagem: REUTERS/Vincent Kessler)

Os prazos para conclusão de estudos técnicos sobre a hidrelétrica de Bem Querer, em Roraima, um projeto com investimentos estimados em 6 bilhões de reais, foram prorrogados para até meados de 2023 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo de viabilidade técnica e econômica do empreendimento, considerado controverso por ambientalistas, deverá agora ser entregue pela estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até o final de julho de 2023, segundo despacho da Aneel no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O novo cronograma frustra expectativas anteriores do governo de que a usina pudesse ter a concessão licitada em 2021.

A hidrelétrica de Bem Querer, projetada para ser instalada no rio Branco, deverá ter capacidade instalada de 650 megawatts.

O projeto, no entanto, sofre críticas por parte de ambientalistas por prever uma grande área alagada na região Amazônica para formação do reservatório –519 quilômetros quadrados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A área do reservatório previsto é praticamente igual ao total alagado pela usina de Belo Monte, no Pará, que tem uma potência muito maior, de mais de 11 mil MW.

Além da conclusão dos estudos técnicos de viabilidade, a usina ainda precisará passar por processo de licenciamento ambiental antes de ser colocada em leilão e ter a concessão oferecida a investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar